A receita federal publicou essa semana um comunicado determinando o pagamento das guias em aberto referente aos impostos devidos pelos MEI's, o DAS documento de arrecadação do Simples Nacional seja ele a guia mensal ou parcelamento, de acordo com o comunicado o prazo para regularização é ate 31 de Agosto, segundo a receita os débitos podem ser quitados através do documento de arrecadação ou parcelamento.
A partir de Setembro os débitos serão apurados e encaminhados para inscrição em divida ativa, essa divida será cobrada judicialmente acrescido de juros e outros encargos previstos em lei, o envio será da seguinte forma:
● Divida previdenciária (INSS) será encaminhado a procuradoria geral da fazenda e será executada pela mesma, com acréscimo de 20% sobre o valor devido, a título de acréscimos legais.
● A dívida relativa a ISS ou ICMS será encaminhada ao município ou estado onde o contribuinte encontra-se circunscrito conforme o caso para inscrição em dívida ativa, acrescido de juros e encargos legais.
Apos o prazo legal, sendo inscrito em dívida ativa os débitos serão recolhidos individualmente de acordo com a guia de cada tributo próprio do município, estado ou união.
A regularização dos débitos evitara cobranças judiciais e inscrição em divida ativa, o não pagamento pode acarretar diversas consequências, como por exemplo:
● Exclusão do Simei;
● Deixar de ser segurado pelo INSS;
● Inscrição em divida ativa;
● Dificuldade em obtenção de financiamentos e empréstimos;
Como consultar a existência de débitos?
O contribuinte deve acessar o portal do Simples Nacional, ou aplicativo disponível para celulares Android ou IOS para consultar as possíveis pendencias, emitir as guias e efetuar pagamento no devido prazo.
"Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei". Esta opção também permite a geração do DAS para pagamento.
Caroline Rodrigues Moreira, Formada em Administração de Empresas pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte e Especialista em Gestão Tributária pela Faculdade Una. Atualmente Caroline faz parte da equipe fiscal de um Escritório Contábil.
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 22°
ChuvaMín. 15° Máx. 21°
Chuvas esparsas