Sábado, 27 de Abril de 2024 07:13
31 98592-5801
Arquitetura e Urbanismo Ambientes

Seu apartamento precisa de espaço?

Veja 6 dicas para otimizá-lo!

22/03/2023 00h09 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Cristiane Lopes
Figura 1 - Autoria Francesca Tosolini - Unplash
Figura 1 - Autoria Francesca Tosolini - Unplash

É comum encontrarmos apartamentos pequenos para alugar ou comprar. Fato é que o mercado imobiliário visa o lucro e para que este lucro seja viável sem perder a qualidade dos acabamentos, a redução das metragens se faz necessária.

 

Ao morar em apartamentos pequenos percebemos o quão difícil é encontrar espaço para guardar tudo o que precisamos, mantendo a organização necessária para nossa vida. Este processo de organização demanda paciência e um olhar crítico sobre o que realmente usamos e gostamos, abrindo mão do que não usamos mais e guardamos apenas por guardar.

 

Para que você consiga aproveitar ao máximo os espaços disponíveis em seu apartamento e para que o mesmo traga a sensação de amplitude mesmo sendo pequeno, separei algumas dicas para você refletir e aplicar:

 

1 – Aposte em paredes com cores neutras e claras.

As cores claras refletem melhor a iluminação que incide sobre elas e nos trazem a sensação de amplitude do espaço. Apesar de gostar da cor branco neve fosco por facilitar a decoração “móvel”, o branco não é uma imposição. Existem outras cores para quem não gosta do branco, como já dito anteriormente, a grande vantagem de paredes com cores neutras é a liberdade que ganhamos para trocar sempre que for necessário a decoração sem que para isso precisemos pintar novamente o espaço.

Figura 1 - Autoria Francesca Tosolini - Unplash

 

2 – Integração de Ambientes: 

Para quem é organizado ou não fica incomodado quando pequenos objetos estão fora do lugar, uma ótima saída é a integração de alguns ambientes como salas de estar e jantar. Pensar em retirar algumas paredes (que não são estruturais) pode assustar no início, mas os 15cm ocupados por ela fazem muita diferença quando se trata em ganhar espaço.

Figura 2- Casa de Valentina - Leandro Garcia

 

3 – Móveis sob medida e funcionais:

Planejados fazem muita diferença! Se os móveis planejados forem bem pensados e executados, você terá espaço para guardar tudo que precisa de forma funcional ganhando muito espaço. Outra dica é investir em móveis multiuso que podem ser dobráveis como mesas e bancadas, por exemplo, ou podem cumprir mais de uma função como aparador/armário.

Figura 3 - Foto Daniel Lee/Divulgação

 

4 – Portas de correr e/ou embutida:

Este modelo de porta dispensa o espaço de giro e desta forma podemos usar os centímetros deste espaço. Além desta vantagem estas portas facilitam a integração temporária de ambientes.

Figura 4 - Casa de Valentina - Leandro Garcia

 

5 – Dê preferência a um único piso:

Utilize o mesmo revestimento (piso) em todos os ambientes, com isso você cria a sensação de um plano infinito, continuidade e consequentemente um apartamento maior. Mas atenção, aposte em pisos neutros e fuja de qualquer material que tente imitar madeiras e rochas...mais uma vez não se iluda com a indústria!!! Menos é mais, fuja também de pisos com acabamento polido.

60 Ideias de Sala de Estar e Jantar Integrada para se Inspirar
Figura 5 - Projeto acima: Coa Associados

 

6 – Cuidado com a Iluminação:

Um ambiente mal iluminado pode ter todos os itens anteriores e ainda sim, continuará trazendo a sensação de apertado e mal planejado. Evite o excesso de spots, pendentes desproporcionais e descentralizados, sancas em gesso, rasgos no gesso e rebaixamentos desnecessários. Lembre-se sempre “Menos é Mais”. 

Figura 6 - Projeto acima: Iná Arquitetura

 

Cris Lopes Arquitetura, O escritório Cris Lopes Arquitetura atua no mercado com projetos arquitetônicos, de interiores, reformas, consultoria para ambientes ou compra de mobiliários, regularização de imóveis, e perícia técnica. contato@crislopesarquitetura.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Arq & Fatos
Sobre Arq & Fatos
Coluna voltada a oferecer conhecimento sobre arquitetura e história das artes de forma divertida e informativa. Fazendo o leitor ter contato com a origem dos mobiliários, elementos arquitetônicos e suas releituras. Proporcionando um novo jeito de olhar as cidades.
São Paulo, SP
Atualizado às 04h06
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 30°

20° Sensação
2.57 km/h Vento
91% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Tempo nublado
Amanhã (29/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo