Sábado, 27 de Abril de 2024 07:16
31 98592-5801
Cultura Teatro

Em turnê por onze cidades, Balaio Popular chega a Jeceaba

Peça do Grupontapé já percorreu todo Brasil e aborda memórias da infância e tradições populares

27/10/2023 10h01 Atualizada há 6 meses
Por: Redação Fonte: ASCOM
Em turnê por onze cidades, Balaio Popular chega a Jeceaba

Jeceaba recebe na próxima segunda-feira, 30 de outubro, a apresentação da peça Balaio Popular. O espetáculo do Grupontapé, companhia de teatro de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, chega à cidade com duas apresentações para a comunidade da Escola Municipal Zuleika Halfed de Albuquerque.

 

Apresentado pelo Grupontapé há 21 anos, o Balaio Popular já percorreu todo o Brasil. Falando da cultura popular através de várias manifestações como o folclore, a religiosidade e as brincadeiras de criança, leva o espectador a uma viagem pelo universo da imaginação. Momento em que crianças descobrem todo o universo das brincadeiras capazes de reuni-las em um mundo de fantasias típico da infância. Ao mesmo tempo leva adultos a relembrarem momentos que ficaram cristalizados na memória.

 

A montagem é voltada para apresentação de rua e une a pesquisa do universo da cultura popular feita pelo grupo de teatro e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, de Belo Horizonte-MG. De forma simples e lúdica, Balaio Popular é um convite para a valorização das raízes do povo brasileiro.

 

Apoio

A peça faz parte do projeto "A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento", do Grupontapé, companhia com 29 anos de história e uma das mais tradicionais de Minas Gerais. Onze municípios brasileiros foram contemplados nessa turnê com atividades artístico-culturais. Ao todo serão 22 espetáculos, 13 oficinas, 10 palestras e 5 seminários. Em Minas Gerais, o grupo passará por Belo Horizonte, Jeceaba, Nova Ponte, Ouro Fino, Pirapora, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, Uberaba e Uberlândia; em Goiás, Ipameri e em São Paulo, Santos.

Segundo a diretora do Grupontapé e coordenadora do projeto, Katia Bizinotto, "A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento" foi criado com o intuito de apresentar a cultura como indutora do desenvolvimento humano, contemplando a melhoria das competências e habilidades, favorecendo o potencial de empregabilidade no país, juntamente com o entendimento sobre a importância da relação ser humano-meio ambiente.

            Em Jeceaba, o projeto tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e foi selecionado através da "Chamada Instituto Cultural Vale 2022" que contemplou 41 projetos de 21 estados e do Distrito Federal. Na cidade o projeto conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.  

 

Também patrocinaram na mesma modalidade as empresas parceiras de longa data do Grupontapé: Terminal XXXIX de Santos S.A; Denso Máquinas Rotantes do Brasil Ltda.; Companhia Ferroligas Minas Gerais – Minasligas; Maqnelson Agrícola Ltda. e Nativa Agronegócios & Representações Ltda.

 

Todas as atividades serão gratuitas e contemplam acessibilidade a PcD. "É uma forma de democratizarmos o teatro e fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso à arte e cultura", comenta a diretora do Grupontapé e Coordenadora do projeto, Kátia Bizinotto.

 

 

Programação para Jeceaba - confira também em nossas redes

 

Apresentação do espetáculo Balaio Popular

BALAIO POPULAR

Data: 30/10/2023

Horário: às 10h40 e 13h30  

Local e público: para a comunidade da Escola Municipal Zuleika Halfeld de Albuquerque - Avenida Maria Eduarda de Resende, 61 - Centro

Sinopse: espetáculo de rua que une a pesquisa do universo da cultura popular feita pelo grupo e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro (BH).  De forma simples e lúdica, Balaio Popular é um convite para a valorização das nossas raízes.

Pesquisa: Grupontapé              

Texto: Katia Lou                           

Direção: Fernando Limoeiro 

Elenco: Grupontapé        

Duração: 30 minutos                 

Indicação livre 

 

Serviço:

O quê: Projeto "A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento"

Quando: 30/10/2023

Onde: Jeceaba-MG

 

Mais informações:

Érica Magalhães

Assessora de Imprensa

(34) 99199-9944

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jeceaba - MG

Jeceaba - Minas Gerais

Sobre o município
Por volta de 1910, chegaram às terras do município portugueses, italianos e espanhóis empregados para a construção do Ramal Paraopeba da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB). Muitos destes empregados por aqui ficaram e construíram suas famílias. Nesta época, a localidade ainda era um povoado que contava com apenas 30 casas, chamava-se Camapuã ("Morro Redondo" em indígena) e pertencia ao município de Entre Rios de Minas.
São Paulo, SP
Atualizado às 04h06
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 30°

20° Sensação
2.57 km/h Vento
91% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Tempo nublado
Amanhã (29/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo