Este artigo vai para aqueles que estão sempre reclamando que ganham pouco e que até agora nunca pararam para fazer um check-up das suas finanças.
Isso mesmo, um checkup da sua grana. Falando em bom Português. Estamos acostumados a fazer visitas ao médico para cuidar da saúde do nosso corpo e ao mecânico para cuidar da saúde do nosso carro. E do nosso dinheiro? Estamos cuidando bem dele?
Precisamos saber se está tudo em ordem e cuidar do que está com problema.
Assim como um médico vai pedir uma lista de exames e o mecânico vai verificar vários itens no seu carro, vou dar três dicas e um bônus que podem ser úteis para verificar se suas finanças estão saudáveis:
1) Saber o quanto ganha e o quanto gasta
É o primeiro passo. É fundamental saber quanto dinheiro recebe o quanto gasta.
Afinal de contas não dá para resolver o problema sem saber onde está doendo ou a peça que precisa ser trocada.
Faça uma lista onde vai colocar os valores que recebe (salários, comissões, renda extra, por exemplo) e todos os seus gastos (água, luz, telefone, aluguel, prestações, etc.).
Você pode utilizar uma planilha, um aplicativo, um caderno. Cada um utiliza a maneira mais confortável para fazer a lista. O importante é fazer.
2) Reduza, substitua ou elimine gastos
Ter a relação dos gastos dará a você a mesma visão que o médico tem do seu exame de sangue. Os gastos são o seu colesterol ou sua glicose, por exemplo.
Depois relacionar todos os gastos avalie o que pode ser reduzido, substituído ou até mesmo eliminado da sua lista.
Veja se aquele plano de telefone é mesmo necessário ou se pode ser substituído por um mais em conta e com os recursos que você realmente utiliza. Precisa mesmo pedir comida ou um carro pelo aplicativo?
E a blusinha daquela blogueira famosa. É mesmo indispensável?
As dicas para tópico item são inesgotáveis. Cada um tem sua lista, prioridades e as gordurinhas que podem ser cortadas.
3) Aumente sua renda
Outro item importante do seu checkup são as receitas. Já pensou que pode aumentar a renda utilizando um talento?
Você pode vender cosméticos, dar aulas particulares, tomar conta do filho do seu vizinho, lavar carros, pintura, artesanato. Talento por aí é o que não nos falta. Brasileiros que somos, sempre damos um jeito quando a coisa aperta.
4) Tenha metas que dependam de dinheiro
Este é o bônus. Ter metas que dependem de dinheiro para ser alcançadas é um grande passo para ajudar você a manter suas finanças em ordem.
Pense em algo que deseja e que é muito importante para você. Pode ser uma viagem internacional, o carro novo, a faculdade do seu filho, sair do cheque especial, etc., etc....
Sempre que pensar em trocar de telefone, sair para a balada, ou qualquer gasto desnecessário, pense se ele vai te aproximar ou afastar do objetivo. Comigo funciona bem.
Agora vocês já podem colocar na lista de revisões mais uma para fazer. Vão cuidar do carro, do corpo e da grana.
Ficam as dicas de quem fez e faz periodicamente seu checkup financeiro e faz desse talento mais uma forma de ganhar dinheiro.
Leonardo Moreno de Oliveira, Graduado em Ciências Contábeis / UFMG, Pós Graduado em Gestão de Pessoas / FDC - Fund. Dom Cabral e Controladoria e Finanças / UFMG, especializado em GEF - Gestão Econômico Financeira / FDC, PCR – Progr. Capacitação de Resultados / FDC,: Liderança Transformadora / FDC e Coaching Financeiro / Inst. Aline Soaper - leosapiens@yahoo.com.br
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 22°
ChuvaMín. 15° Máx. 21°
Chuvas esparsas