Quarta, 08 de Maio de 2024 11:11
31 98592-5801
Educação Lição A +

Tempo de tela: a intensificação do uso de eletrônicos na pandemia prejudicou os nossos filhos?

Quando as telas se tornam o único meio de socialização e entretenimento, o que podemos fazer?

26/08/2021 21h23 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: Renata Antunes Fogaça
Tempo de tela: a intensificação do uso de eletrônicos na pandemia prejudicou os nossos filhos?

Com o fechamento das escolas em 2020, os aparelhos celulares e jogos eletrônicos viraram protagonistas nas rotinas dos estudantes, o que acarretou mais tempo de tela e mais experiências virtuais. Essa realidade trouxe para os pais um dilema entre os perigos da exposição às telas e a necessidade do uso constante nesses últimos tempos.

 

Desde a ascensão da internet, diversos estudos realizados por órgãos competentes, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), alertam os pais sobre os perigos da exposição excessiva às telas. Isso porque, segundo especialistas, o excesso do uso de telas libera uma substância conhecida por dopamina, um neurotransmissor que gera a sensação de prazer e entusiasmo. A alta exposição a ele pode gerar dependência. Por esse motivo, pediatras e educadores orientavam os pais para um controle maior dessas ferramentas.

 

Além disso, o uso frequente de jogos e plataformas de streaming contribui para uma maior reclusão, afetando a vivência social de crianças e adolescentes. Nesse sentido, brincadeiras e jogos coletivos eram comprometidos e, consequentemente, a saúde física e mental dos jovens também.

 

Contudo, desde o ano passado, a Sociedade Brasileira de Pediatria atualizou as recomendações quanto ao uso dos aparelhos. Embora haja recomendações sobre a frequência, com o surgimento das aulas remotas, do isolamento social e das limitações de atividades e eventos culturais coletivos, foi preciso flexibilizar as orientações para que as crianças pudessem passar por esse período sem maiores problemas.

 

De toda forma, é importante preservar a rotina das crianças, mantendo horários de sono, refeições e o relacionamento afetivo que vá além dos eletrônicos. Dessa forma, será possível preservar as relações, bem como acompanhar as demandas da atualidade.

 

Renata Antunes Fogaça, formada em Letras - Licenciatura da Língua Portuguesa, Especialista em gramática da Língua Portuguesa e Especializanda em Neuroeducação.  Renata é proprietária da Escola Lição A+ em Itabirito/MG e referência em ensino no município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Educa+
Sobre Educa+
A Educa+ trará temas associados à educação nas escolas, na vida familiar e social de crianças, jovens e adultos.
São Paulo, SP
Atualizado às 07h06
20°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 30°

20° Sensação
2.57 km/h Vento
80% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)

Mín. 21° Máx. 31°

Parcialmente nublado
Amanhã (10/05)

Mín. 20° Máx. 31°

Tempo limpo