Depois de um recesso escolar, como o de julho, é comum que os alunos sintam-se mais empolgados com o retorno às aulas. Contudo, logo eles sentem uma certa ansiedade quando se deparam com o prazo até o ENEM. E a pergunta que mais aflige o coraçãozinho deles é “será que dá tempo de me preparar para a prova”?
Como já diz o ditado, “antes tarde do que nunca”. Independente do dia em que o aluno começa a se preparar, uma coisa é certa: cada dia estudado é um dia mais próximo do resultado desejado. E, para aproveitar o tempo até a data da prova, é necessário usar estratégias para aproveitar melhor o estudo.
O primeiro passo é planejar a rotina de estudos. Nesse momento, é importante desenvolver um cronograma que condiz com a realidade do aluno. Isso porque não adianta elaborar um cronograma e não conseguir cumpri-lo. É necessário, ainda, que o estudante tenha disciplina e dê o seu melhor nos estudos.
Outra dica importante é fazer provas de anos anteriores. Com a prática dos simulados, o estudante aprende a calcular o tempo gasto por questão dentro do tempo total de prova e, com isso, aprende a administrar melhor o tempo e aumentar seu rendimento durante a prova. Além disso, fazer as questões anteriores ajuda a conhecer o perfil das questões, facilitando a identificação dos níveis de dificuldade de cada uma.
Realizar as provas anteriores também ajuda a identificar as suas maiores dificuldades. Com isso, é possível concentrar esforços nas matérias mais recorrentes no ENEM, especialmente, nas que mais erram. Preparar material de revisão dessas questões é uma excelente estratégia. Assim, você aprende o conteúdo e não corre o risco de esquecê-lo até a prova.
A Redação também não pode ficar de fora. É válido estudar os eixos temáticos como meio ambiente, saúde, educação, ciência e tecnologia e questões sociais, por exemplo. Além disso, pode-se consultar a cartilha do participante, preparada pelo Inep todos os anos. Ela conta com explicações das competências e ainda traz redações nota mil analisadas para que o estudante entenda a avaliação. A leitura de redações nota mil ajuda a compreender os critérios usados para a correção do ENEM, o que ajuda a perceber no próprio texto os aspectos a serem melhorados.
Por fim, é necessário pontuar que não é o tempo de estudo que faz com que a gente aprenda mais, mas a qualidade do estudo. Assumir uma postura ativa e construir seu processo é mais válido que perder horas assistindo às aulas repetidas. O segredo está aqui: cronograma simples, monitoramento de questões e dificuldades, escrita constante e revisão. Além de muita boa vontade!
Renata Antunes Fogaça, formada em Letras - Licenciatura da Língua Portuguesa, Especialista em gramática da Língua Portuguesa e Especializanda em Neuroeducação. Renata é proprietária da Escola Lição A+ em Itabirito/MG e referência em ensino no município.
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 22°
ChuvaMín. 15° Máx. 21°
Chuvas esparsas