Quarta, 08 de Maio de 2024 06:43
31 98592-5801
Educação Lição A +

O protagonismo que buscamos não é o do aluno que já vem “pronto”

É necessário ensinar o “aluno comum” a ser protagonista

22/07/2021 11h42 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: Renata Antunes Fogaça
O protagonismo que buscamos não é o do aluno que já vem “pronto”

Quem já frequentou a escola sabe: sempre tem um aluno que faz tudo. É líder de turma, tem um bom relacionamento com professores e funcionários, tira excelentes notas, organiza os eventos escolares, participa de todas as atividades e, na formatura, vira orador da turma. Contudo, o protagonismo do aluno que “já vem pronto” não deveria ser o único presente na escola. Cabe, então, à escola ajudar o aluno a assumir um papel ativo, a construir seu protagonismo.

 

Geralmente, um jovem que se percebe diferente de outro que não tem dificuldades para estudar, que sempre tira notas boas e consegue se organizar, acredita que o problema está nele. Isso faz com que o aluno se anule cada vez mais em sala de aula. Com isso, é necessário entendê-lo. Saber como agir em relação a sua realidade é o primeiro passo para estimular o protagonismo nas escolas, uma vez que o jovem deve ser visto como o seu agente transformador.

 

Entretanto, muitas vezes, para tentar ajudar esse aluno, a escola cria uma situação meramente simbólica ou manipulada para atingi-lo, o que piora ainda mais a situação. Essa atitude compromete o seu engajamento e mina, ainda mais, a possibilidade de uma atuação autêntica do aluno com a escola. Dessa forma, cabe à equipe escolar facilitar o processo de descoberta desse aluno.

 

         Para ajudar o aluno a construir seu protagonismo, é necessário, acima de tudo, que professores e gestores evitem atitudes que inibam a participação dos jovens. Cabe a eles serem mediadores, orientadores e facilitadores deste processo. Os jovens têm necessidade de se sentirem seguros e acolhidos ao se posicionarem, por isso a presença dos educadores é importante para tornar o ambiente confiável, proporcionando uma maior abertura à participação.

 

 

Renata Antunes Fogaça, formada em Letras - Licenciatura da Língua Portuguesa, Especialista em gramática da Língua Portuguesa e Especializanda em Neuroeducação.  Renata é proprietária da Escola Lição A+ em Itabirito/MG e referência em ensino no município.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Educa+
Sobre Educa+
A Educa+ trará temas associados à educação nas escolas, na vida familiar e social de crianças, jovens e adultos.
São Paulo, SP
Atualizado às 04h06
22°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 30°

22° Sensação
1.54 km/h Vento
71% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)

Mín. 21° Máx. 31°

Parcialmente nublado
Amanhã (10/05)

Mín. 20° Máx. 31°

Tempo limpo