Parar de brincar para fazer as lições de casa e estudar para as provas é motivo de birra e reclamação para a maioria das crianças e um pesadelo para os pais. A preocupação é ainda maior quando o desempenho escolar não é dos melhores. Sabe-se que, no modelo de avaliação tradicional, a criança precisa ter uma rotina de estudos e, mais que isso, precisa torná-la prazerosa. Assim, o estudo será desenvolvido com autonomia e disciplina. Entretanto, esse processo fica mais fácil quando o aluno gosta de estudar. Pensando nisso, listamos 6 fórmulas para você ajudar o seu filho nesse processo de aprendizagem.
1 - Participe do processo
A primeira dica se concentra em ajudar a criança a criar o hábito de estudar e isso passa pelo suporte dos pais. Essas atitudes são importantes para que o seu filho tenha consciência de que os estudos são uma parte importante da vida dele. Quando a prática de estudo é estimulada desde novos, mais fácil se torna o processo.
Por estar muito relacionado ao ato de sentar-se e revisar os livros da escola, o termo estudar pode soar tedioso para as crianças. Procure trocar a palavra por outras, como aprender. O objetivo é que os pequenos se acostumem com a ideia de adquirir novos conhecimentos, e não apenas de preparar-se para as provas do colégio.
Aposte em brincadeiras educativas que ajudem o seu filho a aprender enquanto se diverte. Estimular o cérebro antes de começar os estudos é uma excelente estratégia. Sudoku, jogo da memória, entre outros podem contribuir neste momento.
4 - Narre suas experiências
Fale sobre a importância que os estudos tiveram na sua vida, como eles contribuíram para você se tornar quem é hoje. Além disso, explique para as crianças que elas irão estudar os temas de que gostam quando encontrarem suas próprias vocações. O importante é demonstrar como estudar é um elemento transformador para qualquer pessoa.
Se a criança gosta de tecnologia, por exemplo, incentive-a a ler livros e a assistir a vídeos no YouTube sobre o tema. Demonstre a eles que é possível buscar conhecimento em outros lugares que não na escola, e que esse é um estudo tão legítimo quanto os tradicionais.
Entenda que criar o gosto pelos estudos nas crianças é algo que pode levar um certo tempo. É comum que elas ofereçam uma certa resistência no começo, já que preferem passar o tempo com outras atividades mais divertidas. E o estudo se tornará mais estressante se a cobrança for excessiva, enquanto o estímulo e a ajuda se tornam raros.
Renata Antunes Fogaça, formada em Letras - Licenciatura da Língua Portuguesa, Especialista em gramática da Língua Portuguesa e Especializanda em Neuroeducação. Renata é proprietária da Escola Lição A+ em Itabirito/MG e referência em ensino no município.
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 22°
ChuvaMín. 15° Máx. 21°
Chuvas esparsas