O Governo de Minas realizou a devolução de 292 celulares nesta sexta-feira (28/2), em mais uma etapa da Tá Entregue, iniciativa da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para restituir aparelhos que haviam sido furtados, roubados ou extraviados em Belo Horizonte.
A ação foi realizada no Instituto de Identificação de Minas Gerais (IIMG), na capital mineira, entre 8h30 às 10h, e contou com a participação do vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, e da chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge.
Assim como na primeira fase do projeto, após levantamentos, a Polícia Civil convocou pessoas que estariam em posse de aparelhos com sinalização de furto, roubo ou extravio, resultando na recuperação dos smartphones devolvidos nesta sexta.
Ao acompanhar a ação de entrega dos aparelhos celulares recuperados, o vice-governador enfatizou a importância da iniciativa que traz a sensação de segurança.
"Quem teve o celular roubado ou furtado, conta com o mutirão da Polícia Civil para conseguir, por meio da tecnologia, localizar os telefones e as pessoas que estão com estes aparelhos para que sejam recuperados. Isso faz toda a diferença, ainda mais em tempo de festa", destacou Professor Mateus. | ||||
O volume de aparelhos apreendidos e restituídos nesta etapa se soma aos 337 celulares devolvidos em dezembro de 2024. Ao todo, 629 aparelhos recuperados pela PCMG estarão novamente nas mãos de seus proprietários.
"Para além da ação efetiva de restituição, destaco o compromisso da Polícia Civil na repressão às ações de furto e roubo de telefones celulares. Temos uma série de investigações em andamento para identificar autores", explicou a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Leticia Gamboge. | ||||
Para garantir que mais pessoas tenham acesso ao programa, a instituição reforça a importância do registro do boletim de ocorrência em casos de perda, furto ou roubo de celulares. O procedimento permite o rastreamento e a localização dos dispositivos, aumentando as chances de recuperação.
Alívio para turista paulistana
A sensação de receber a mensagem da PCMG com o aviso que o seu celular foi recuperado fez com que a microempreendedora Maria Celma do Santos saísse de Campinas, no interior de São Paulo, para buscar seu celular.
Ela foi vítima de furto quando esteve em Belo Horizonte, em setembro do ano passado, durante uma celebração religiosa.
“Graças à eficiência da Polícia Civil aqui de Minas, recebi a mensagem de que meu celular foi recuperado e mudei até o itinerário da viagem do Carnaval para vim aqui buscar”, conta.
Como funciona
A estratégia da PCMG para otimizar o processo de devolução inclui a notificação das vítimas por meio de mensagens via WhatsApp, com informações sobre a retirada dos aparelhos.
No site da instituição , também está disponível um campo onde os proprietários podem consultar, mediante CPF ou CNPJ, se seus celulares estão na lista de recuperação.
Os aparelhos que não forem retirados nesta sexta-feira, estarão à disposição dos proprietários a partir da próxima quinta-feira (6/3), na sede do 1º Departamento de Polícia Civil, na Praça Rio Branco, número 56, Centro de Belo Horizonte.
Tá Entregue
Inspirada em experiências bem-sucedidas de outros estados, a iniciativa Tá Entregue vem se consolidando como um importante instrumento de combate ao furto, roubo e extravio de celulares. Ela integra ações investigativas do Laboratório de Inteligência Cibernética, do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) e do 1º Departamento de Polícia Civil.
Mín. 16° Máx. 30°
Mín. 16° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 29°
Tempo nublado