Quarta, 26 de Fevereiro de 2025 17:50
31 98592-5801
Segurança Segurança

Blitz integrada da Lei Seca reforça fiscalização de trânsito na véspera do Carnaval

Ação aconteceu em locais estratégicos da capital com o objetivo de coibir a combinação de álcool e direção

26/02/2025 13h52
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Seplag-MG / Divulgação
Seplag-MG / Divulgação

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) , e parceiros realizaram, na noite dessa terça-feira (25/2), uma blitz integrada da operação Lei Seca para reforçar a segurança no trânsito no período de Carnaval.

As blitzes aconteceram em locais estratégicos da capital com o objetivo de coibir a combinação de álcool e direção, reduzir acidentes causados por motoristas embriagados e conscientizar a população sobre os riscos da imprudência ao volante.

Durante as abordagens na BR-356, no bairro Sion, e na Rua Alberto Cintra, no bairro União, foram aplicados testes do etilômetro, além da verificação da regularidade de veículo e condutor, conforme a legislação de trânsito.

“A blitz Lei Seca integrada reuniu as forças de segurança de Minas Gerais e as federais, com o objetivo comum de coibir o álcool na direção e verificar a regularidade de veículos e condutores. Além disso, a ação nas vésperas do Carnaval é oportuna para passar uma mensagem de conscientização para os foliões”, afirmou o diretor de Integração e Operações de Trânsito da CET-MG, Bruno Raslan.

Resultados

Ao todo, foram fiscalizados 150 veículos, com realização de 121 testes do etilômetro. Quatro condutores recusaram soprar o aparelho. Assim como os motoristas que dirigem sob efeito de álcool, aqueles que recusam o teste são multados em R$ 2.934,70, podendo a multa ser aplicada em dobro em caso de reincidência no período de 12 meses.
 

Seplag-MG / Divulgação
Seplag-MG / Divulgação

A ação também flagrou duas pessoas dirigindo veículo sem possuir habilitação, o que é uma infração gravíssima. O condutor flagrado cometendo a infração está sujeito uma multa de R$ 880,41. Além disso, o veículo fica retido até a apresentação de um condutor habilitado. Outros 19 Autos de Infrações de Trânsito (AIT) foram lavrados. A operação também resultou na remoção de 13 veículos por infração de trânsito.

A iniciativa teve a participação de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) , do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) , da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) , da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) e da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itabirito, MG
Atualizado às 16h05
27°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 30°

27° Sensação
1.98 km/h Vento
46% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)

Mín. 16° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (28/02)

Mín. 16° Máx. 30°

Parcialmente nublado