O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) suspende as férias dos seus militares durante o Carnaval, garantindo a maior disponibilidade de bombeiros nas ruas em todo estado. Em Belo Horizonte, por meio do Batalhão Carnaval, serão cerca de 200 empenhos de bombeiros a mais por dia, geridos por um Posto de Comando no Centro de Operações da Prefeitura.
Nas cidades históricas, todo o efetivo foi reforçado, e nos balneários os cuidados para evitar afogamentos serão intensificados com a instalação de 266 pontos de prevenção aquática. Nos locais de maior aglomeração de público, as ações de Prevenção Contra Acidentes e Incêndios (PCI/PCA) serão fortalecidas. Além disso, mais de 240 pontos bases serão instalados próximos a rodovias que cortam o estado.
Entre as ocorrências mais atendidas pelo Corpo de Bombeiros no Carnaval estão os casos clínicos como falta de ar, desmaio, desidratação e complicações pelo abuso de álcool ou substâncias químicas. O álcool age como um depressor do sistema nervoso central humano, desencadeando diversos efeitos no organismo que potencializam a ocorrência de emergências.
Vai beber? Fique atento a essas dicas!
Uma das orientações mais importantes é manter-se hidratado. Os foliões podem ter a falsa sensação de que o álcool hidrata, mas a substância inibe a conservação da água no organismo. Por isso, além de evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, as pessoas também devem tomar água regularmente, considerando seu peso corporal.
Além da hidratação, antes de sair de casa, faça uma alimentação adequada, com comidas leves. Uma boa opção também é levar no bolso alimentos de rápida absorção, como barrinhas de cereais, e frutas. Não esqueça o protetor solar, escolha também roupas leves e claras e calçados confortáveis.
Com temperaturas passando dos 30° C e sensação térmica de até 40º C, o porta-voz da corporação, tenente Henrique Barcellos, destaca que muitas pessoas podem buscar balneários e devem estar atentas aos riscos de afogamento.
“Busque sempre um local sinalizado e de preferência com a presença do Corpo de Bombeiros. Supervisione crianças e evite brincadeiras que possam acabar em acidentes”, explica.
Afogamentos
No último ano, o Corpo de Bombeiros Militar reduziu a quantidade de afogamentos no Carnaval, índice acompanhado de perto pela corporação. Em 2024 foram registradas 9 mortes, sendo todas as vítimas do sexo masculino, com faixa etária entre 35 e 64 anos.
As causas mais recorrentes estão ligadas a ingestão excessiva de bebida alcoólica e imprudência. Para que sua diversão não termine antes da hora, é importante adotar um comportamento seguro com medidas preventivas que podem salvar sua vida.
Em rios e lagos
- Mantenha a água, no máximo, na altura da cintura e lembre-se que a profundidade em rios pode aumentar repentinamente;
- Nunca entre na água após a ingestão de bebidas alcoólicas.
Em cachoeiras
- Nunca salte de locais elevados ou realize brincadeiras de prender a respiração;
- Cuidado com o lodo nas rochas. Ele pode causar escorregamentos e quedas;
- Não frequente cachoeiras com previsão de chuva.
Em piscinas
- Mantenha a supervisão das crianças durante todo o tempo e cuidado com o uso de bóias impróprias;
- Fique atento à existência de ralos de fundo nas piscinas e possíveis pontos de enrosco ou sucção.
Para mais dicas de segurança, acesse as cartilhas preventivas do CBMMG neste link .
Mín. 16° Máx. 30°
Mín. 16° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 30°
Parcialmente nublado