O Governo de Minas realizou, nesta sexta-feira (7/2), uma visita técnica às obras da Linha 2 do Metrô, com participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A agenda reforça o compromisso conjunto pela modernização e expansão do transporte público na capital e na Região Metropolitana.
A comitiva, que contou ainda com representantes da Metrô BH, VLI e MRS, percorreu o trecho entre a Estação Gameleira e o Pátio Ferroviário do Barreiro, área onde estão sendo feitas as adequações na faixa de domínio ferroviária. Também foram realizadas reuniões estratégicas para alinhar soluções operacionais e garantir que o cronograma seja cumprido, garantindo a integração do metrô com as ferrovias concessionadas pela VLI e MRS.
A Linha 2 terá 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. O investimento total na obra é de R$ 3,7 bilhões, viabilizado pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal e a iniciativa privada.
“A ANTT tem sido uma parceira fundamental para a viabilização desse projeto. O trabalho conjunto entre as equipes técnicas do Governo de Minas e da agência tem permitido avançar com segurança e eficiência, garantindo que os desafios de integração logística sejam superados”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias , Pedro Bruno.
A operação comercial da linha 2, em pleno funcionamento, está prevista para 2028, colocando fim a uma espera de cerca de 20 anos. A partir da conclusão da nova linha, a expectativa é a de que o metrô passe a transportar uma média diária de 213 mil passageiros, sendo 157 mil na linha 1 e 56 mil na linha 2.
Mais melhorias
Paralelamente, a concessionária Metrô BH continuará realizando as melhorias na Linha 1, como, por exemplo, as reformas das 19 estações e a conclusão da expansão até Novo Eldorado, em Contagem, ambas previstas para serem entregues até 2026.
Também estão programadas a conclusão da reforma no Pátio São Gabriel, com ampliação da oficina de manutenção que atenderá as linhas 1 e 2, e a recuperação da via permanente, da rede aérea e dos sistemas de energia, sinalização e comunicação.
Além disso, desde junho de 2023, os usuários podem utilizar, gratuitamente, o sistema de internet Wi-fi nos trens e estações. É possível acompanhar ainda a previsão de chegada dos trens nos 96 painéis de LED espalhados pelas 19 estações do sistema.
Outro benefício do processo de inovação, modernização e melhorias do modal metroviário da RMBH foi a implantação do sistema de bilhetagem digital, acabando definitivamente com os tickets em papel.
A validação da passagem pode ser feita por aproximação, diretamente nas catracas, utilizando cartões de crédito ou débito, ou ainda por carteiras digitais de smartwatches, celulares ou tablets. Isso reduz a necessidade dos passageiros de pegarem fila para compra dos bilhetes e dá mais agilidade no processo de acesso às plataformas de embarque.
Também houve redução de aproximadamente 10% do tempo de viagem entre Vilarinho e Eldorado, que era de, em média, 55 minutos, com base, apenas, em mudanças de processos.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 28°
Tempo nublado