Com foco na qualificação do atendimento prestado pelos profissionais da assistência no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) lança o Guia para Atendimento de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva. O material, produzido pela Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom) da pasta, vem fortalecer e ampliar a acessibilidade dos serviços prestados à população, dando continuidade a um trabalho cada vez mais inclusivo.
Acesse o Guia para Atendimento de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva
Elaborado em parceria com os intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) atuantes no serviço de Telessaúde e no apoio à assistência nas unidades hospitalares vinculadas à pasta, o produto é uma espécie de glossário com a tradução do português para a Libras das palavras mais utilizadas nos atendimentos de saúde. São termos como febre, dor, internação, infecção, pressão alta, fratura, medicação etc.
O Guia é ilustrado com fotos dos movimentos de cada verbete e suas respectivas descrições em texto. No site da Sesa, o profissional de saúde encontra as versões digital e para impressão, além dos vídeos de cada tradução. O modelo virtual também pode ser acessado via celular e possui formato responsivo.
O material reúne, ainda, dicas para aprimorar a comunicação com pessoas surdas ou com algum grau de deficiência auditiva. Algumas das recomendações são: falar de frente para o paciente e com a boca visível para possibilitar a leitura labial; usar a expressão facial para a compreensão do tom do que está sendo dito, entre outras.
O Guia também traz orientações acerca das expressões corretas relacionadas à comunidade surda, o conceito da Libras e mais.
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