Olá, caro leitor! Tudo bem?
Quem lê o subtítulo desta matéria pode pensar: Mas como a pandemia pode fazer alguma coisa boa por algo ou por alguém? Fique tranquilo que eu vou responder essa pergunta.
E não. Não estou dizendo que a pandemia é algo bom. Nunca desejei passar por essa situação tão complicada e lamentável. Não desejei pra mim. Não desejo para o meu pior inimigo (não que eu tenha) e não desejaria isso para ninguém.
Ser empreendedor é exatamente pensar em cada brecha do mercado. Já ouviu falar na expressão “tudo tem seu lado bom”? E novamente, não me repreenda aqui, pois estamos falando de questões empresariais e vamos tratar de “Janela de Oportunidade”.
Agora analise comigo: Muitas pessoas perderam o emprego nesse período pandêmico devido a quebradeira que, infelizmente, as empresas estão passando. Tem muito empreendimento fechando as portas e demitindo seus funcionários por dificuldades financeiras.
E nessa hora, uma vez desempregado, o que você faria? Não sei sua resposta, mas vou compartilhar o que está fazendo uma minoria: Abrindo seu próprio negócio. Isso mesmo! Não é irônico? Empresas fechando e demitindo seus funcionários e seus ex-funcionários abrindo empresas?
Mas o desfecho dessa história não está no fato de ex-funcionários estarem abrindo suas próprias empresas. A reviravolta mesmo está no fato de que muitos dos agora recém empresários começam seu negócio com o único intuito de sobreviver. Chamamos isso de empreendedorismo por subsistência, que é quando se empreende por necessidade e não por que se gosta ou por se tratar de um sonho.
Em um segundo momento, porém, o recém empresário nota que o negócio está indo bem melhor que o esperado e pensa: “Eu devia ter feito isso antes”. Nesses casos, vislumbra a possibilidade de passar da condição de empreendedor por subsistência e começar a empreender por paixão pelo que está fazendo.
Mas o que faz com que esses novos negócios se destaquem bem no meio da pandemia? Aqui finalmente chegamos na tal da “Janela de Oportunidade”. Esse termo é utilizado para ilustrar o fato de empresários enxergarem uma oportunidade de negócio em meio a uma determinada situação.
Como Contador pude constatar que a maioria dos empresários que começaram a empreender na pandemia só foram bem sucedidos por aproveitarem uma oportunidade observada no mercado e acabaram tirando vantagem disso. Vou dar um exemplo e você vai entender melhor.
O Instagram nunca foi tão explorado como nessa pandemia. A necessidade de as micro e pequenas empresas serem mais digitais, postando conteúdos em suas redes socias como estratégia para manter ou aumentar suas vendas, fez com que a busca por profissionais com habilidades nessa área se intensificasse.
Desta necessidade surgiram os designers, gestores de tráfego, gestores de redes sociais e etc. Na verdade, essas profissões já até existiam, porém eram pouco conhecidas. A partir daí, enxergando a “janela de oportunidade” trazida pela pandemia, algumas pessoas trataram de se capacitar e começaram a oferecer o serviço para comércios, indústrias e até mesmo prestadores de serviços.
Aí você já viu, não é? Começa como MEI, fecha contrato com uma empresa e com outra e quando vê não está dando conta de atender a todo mundo sozinho. Neste momento surge a necessidade de contratar um funcionário, o que acaba por gerar emprego e isso se torna um ciclo vicioso.
Então podemos dizer que a pandemia não trouxe apenas consequências ruins para o meio empresarial. Posso dizer por experiência própria que ela está fazendo surgir diversos novos empreendedores. As janelas de oportunidades estão aí para aqueles que possuem um olhar empreendedor.
Olha, bom mesmo é se a pandemia nunca tivesse acontecido. Mas já que aconteceu e ainda está acontecendo, precisamos continuar a nossa vida. Precisamos colocar comida na mesa. Precisamos alimentar nossos sonhos. Se pararmos de sonhar, com pandemia ou sem pandemia a vida não fará mais sentido.
Então bola pra frente! Mas é claro, seguindo as normas sanitárias de segurança.
Até mais!!
Gleidson Pereira Gomes é um Agente do Empreendedorismo. Formado em Ciências Contábeis, Especialista em Contabilidade com Ênfase em Tributos, Especialista em Gestão de Negócios e Inovação e Especializando Executivo em Empreendedorismo Contábil. Atualmente Gleidson é CEO da Digitalizei Contabilidade.
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 22°
ChuvaMín. 15° Máx. 21°
Chuvas esparsas