Olá, caro leitor! Tudo bem?
Primeiramente gostaria de me apresentar a você. Meu nome é Gleidson Gomes e sou um Agente do Empreendedorismo. É um prazer ter você aqui comigo. Espero que essa coluna consiga trazer para você, de forma simples e objetiva, entendimentos necessários e práticos ao dia a dia do seu negócio, seja você dono de uma empresa, seja você um funcionário ou alguém que deseja trabalhar por conta própria em algum momento da vida. Sinta-se em casa!
Provavelmente você deve estar se perguntando: Por que um Agente do Empreendedorismo? O que é isso? Calminha aí! Essa é uma pergunta que pretendo responder ao longo dos meus artigos. Em alguns momentos irei explicar de forma bem direta, já em outros, acredito que será notável através dos conteúdos que serão postados nessa humilde coluna, começando a partir deste artigo.
Conto com você aqui comigo, ok?
Então vamos para o tema mais importante deste artigo: Devo esperar do meu Contador uma postura diferente nos dias atuais?
Para responder a essa pergunta, vamos primeiro retornar aos primórdios da contabilidade, resgatando o conhecimento que as pessoas têm do que um Contador faz da vida. Afinal, o que são ? Onde vivem? Do que se alimentam os Contadores?
De uma forma geral e falando de algo que é senso popular, o Contador é aquele profissional que abre uma empresa, solicita o CNPJ e o alvará e, além de cuidar da papelada, todos os meses ele envia as guias dos impostos para pagamento. Não é atoa que toda vez que o empresário ouve falar no nome do Contador ele até arrepia, não é verdade?
Mas não crucifique o coitado por isso, afinal ele está certo. Por mais que você não concorde com todas essas guias de impostos, se elas não forem enviadas, sua empresa terá problemas com o fisco. Isso é certeza! Mas acredite: O fato de seu Contador gerar tantas guias, não quer dizer que ele concorde com elas ou que ele goste de toda essa situação, mas é que realmente é necessário.
No entanto, o problema começa quando o Contador trabalha somente enviando guias para sua empresa. Os famosos "contadores darfistas" ou "contadores despachantes" estão tendo espaço cada vez menor no mercado e isso se dá devido a alguns fatores que serão enumerados a seguir.
Primeiro: Com a automatização das rotinas internas da contabilidade, esse profissional tem conseguido economizar tempo com processos que hoje não são mais feitos de forma manual. Aí eu te pergunto: O que fazer com esse tempo que sobra? Não seria interessante investi-lo na sua empresa?
Segundo: As empresas, principalmente as micro e pequenas, estão sedentas por consultoria. Elas precisam de um "braço direto", alguém que possa auxiliar na tomada de decisão e na gestão estratégica de seus negócios. Quem sabe a sua empresa não é uma dessas?
Terceiro: Quem melhor que o Contador para te auxiliar nisso, com o vasto conhecimento que tem? Você sabia que a resolução CFC 560/83 diz que esse profissional tem 48 atividades que somente ele pode exercer e mais 19 atividades que podem ser compartilhadas com outros profissionais? E mais... muitas dessas atividades podem ajudar de alguma forma o seu negócio.
Quarto: O SEBRAE já entendeu a importância do Contador no dia a dia da micro e pequena empresa e por este motivo desenvolveu, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), um curso que visa capacitar Contadores a serem consultores de pequenos negócios. Esse é um movimento nacional. E seu Contador... ta dentro ou ta fora dessa onda?
Enfim, eu poderia citar aqui vários outros exemplos, mas acredito que já me fiz entender. Há espaço no mercado para os dois perfis de profissionais, porém, se sua empresa precisa de ajuda, principalmente nesse momento em que estamos vivendo, a resposta a pergunta deste artigo é sim!
O perfil do profissional da contabilidade dos dias atuais precisa ser voltado para a consultoria, inovação e transformação das organizações. As micro e pequenas empresas precisam mais do que nunca desse tipo de profissional.
Se você já tem um Contador assim, você é um empresário de sorte. Dê valor. Se ainda não tem, busque essa mudança de postura dele. Sua empresa merece!
Vou ficando por aqui, empreendedor. Espero ter te ajudado de alguma forma. Até a próxima!
Gleidson Pereira Gomes é um Agente do Empreendedorismo. Formado em Ciências Contábeis, Especialista em Contabilidade com Ênfase em Tributos, Especialista em Gestão de Negócios e Inovação e Especializando Executivo em Empreendedorismo Contábil. Atualmente Gleidson é CEO da Digitalizei Contabilidade.
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 22°
ChuvaMín. 15° Máx. 21°
Chuvas esparsas