Quarta, 08 de Maio de 2024 18:25
31 98592-5801
Negócios inovação

Inovação é apenas tecnologia?

Se minha empresa não aplica tecnologia nas suas rotinas, posso dizer que ela não é inovadora?

02/10/2021 00h17
Por: Redação Fonte: Gleidson Pereira Gomes
Foto de fauxels no Pexels
Foto de fauxels no Pexels

Olá, caro leitor! Tudo bem?

 

Hoje vamos falar de um tema que vai te fazer pensar um pouco no fim de semana, ok? Afinal, nós sabemos que a maioria dos pequenos empresários não descansam no fim de semana, não é mesmo? Sem contar que temos uma outra parcela de empresários que anseiam pela chagada do final de semana, uma vez que são nesses dias que eles realmente fazem dinheiro. Espero que a contribuição de hoje te deixe mesmo “preocupado”, mas no melhor sentido da palavra. Bora lá?!?!

 

Para respondermos à questão de hoje, é necessário primeiro desmistificarmos o que é inovação. Muitos empresários entendem inovação somente como tecnologia e esta não é uma verdade. A verdade é que nem toda inovação é uma tecnológica e nem toda tecnologia é, necessariamente, inovadora. Vamos de exemplo?

 

1) Imagine que você tem um iPhone 12 na sua empresa e que seus funcionários usam o WhatsApp deste aparelho para atender aos clientes. Só que você tem mais de um funcionário e isso faz com que iPhone fique rodando de mão em mão a cada momento, para que cada funcionário possa conversar com o respectivo cliente o qual está atendendo. Imagine que loucura? Funcionários abrindo conversas que não são para eles. Recados não transmitidos ao respectivo atendente. O atendimento dessa empresa seria um caos, não seria?

 

2) Para resolver isso, você decide comprar um celular para cada funcionário, e melhor, você compra o iPhone 13. Agora cada colaborador passa a ter seu número e aparelho separados e isso resolve a situação. Desta forma, não seria mais uma dança de celulares o tempo todo e com certeza o atendimento seria mais assertivo.

 

3) Agora imagine que você resolva, depois de alguns meses, utilizar um único número de telefone e um único aparelho para toda a equipe, exatamente conforme na primeira situação. Porém, desta vez você contrata uma plataforma de atendimento online que, através de um Bot (robô que automatiza o atendimento na sua totalidade ou em parte), direcione cada cliente para ao funcionário que o atende, evitando aquela confusão citada na primeira situação. Isso não seria muito bom?

 

Pois então... a primeira situação, apesar de ter um aparelho de última geração e de alta tecnologia envolvido no processo, não deve ser considerada uma inovação, uma vez que não traz eficiência nenhuma para a rotina de atendimento da empresa. A inovação tem características de tornar um processo eficiente e menos custoso para a organização.

 

Será que o segundo processo pode então ser considerado uma inovação? A reposta é sim! Mas se você acha que é apenas pelo fato de o aparelho ser agora um iPhone 13, está completamente enganado. Podemos considerar uma inovação pelo fato de dar maior eficiência para a empresa, uma vez que o atendimento será muito melhor e mais organizado. Porém, é uma inovação que trouxe alguns custos. Tomara que a melhoria no atendimento atraia mais clientes. Esse tipo de inovação pode ser nomeada de Inovação Evolutiva. Esta inovação consiste em melhorar algo que já está pronto, ou seja, já existe. O processo de atendimento na empresa já existia e o iPhone também. Só foram melhorados.

 

Na terceira situação também encontramos uma inovação, e esta é a que mais chama a atenção. Considera-se uma inovação pelo fato de dispensar o uso e vários aparelhos e centralizar tudo em uma única plataforma de atendimento online. A cereja do bolo está em automatizar o atendimento com o Bot. Esse tipo de inovação podemos nomear de Inovação Disruptiva. Essa inovação consiste em implantar ou criar algo que a empresa nunca tenha feito antes. Algo totalmente novo que torne os processos mais eficientes. E digo por experiência própria: uma plataforma dessa custa bem menos que um iPhone. Olha ai! De quebra já trabalhamos também a redução de custos.

 

Fantástico, não é?!?! Apesar de todos os exemplos acima contarem com aparelhos e/ou ferramentas de alta tecnologia, note que nem todos os processos são inovadores. O contrário vale também caso você faça alguma coisa aí na sua empresa que envolva zero tecnologia. Se há mudança na forma com que você faz alguma coisa ou processo, é eficiente e utilizável, certeza que é inovador.

 

Mas não se esqueça! Algumas outras características da inovação são a redução de custo e/ou aumento da receita. Então não basta ser eficiente se aumentar os custos. Não basta ser eficiente se não trouxer mais receita. Por fim, não é inovação se ninguém utiliza no dia a dia.

Ficou claro, leitor? Espero que sim!

Vou ficando por aqui. Até a próxima!

 

 Gleidson Pereira Gomes é um Agente do Empreendedorismo. Formado em Ciências Contábeis, Especialista em Contabilidade com Ênfase em Tributos, Especialista em Gestão de Negócios e Inovação e Especializando Executivo em Empreendedorismo Contábil. Atualmente Gleidson é CEO da Digitalizei Contabilidade.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Agente do Empreendedorismo
Sobre Agente do Empreendedorismo
Aqui conversaremos sobre empreendedorismo com toda a paixão de um profissional que convive com vários empresários no dia a dia. Maximizar e motivar o comportamento empreendedor em suas mais diversas vertentes é o grande objetivo. Espero que os conteúdos das inúmeras áreas de negócios possam colaborar para o seu crescimento, o da sua empresa e o da nossa região.
São Paulo, SP
Atualizado às 16h07
29°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 30°

29° Sensação
5.66 km/h Vento
42% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)

Mín. 21° Máx. 31°

Parcialmente nublado
Amanhã (10/05)

Mín. 20° Máx. 31°

Tempo limpo