Olá, caro leitor! Tudo bem?
Hoje vamos falar de um tema que vai te fazer pensar um pouco no fim de semana, ok? Afinal, nós sabemos que a maioria dos pequenos empresários não descansam no fim de semana, não é mesmo? Sem contar que temos uma outra parcela de empresários que anseiam pela chagada do final de semana, uma vez que são nesses dias que eles realmente fazem dinheiro. Espero que a contribuição de hoje te deixe mesmo “preocupado”, mas no melhor sentido da palavra. Bora lá?!?!
Para respondermos à questão de hoje, é necessário primeiro desmistificarmos o que é inovação. Muitos empresários entendem inovação somente como tecnologia e esta não é uma verdade. A verdade é que nem toda inovação é uma tecnológica e nem toda tecnologia é, necessariamente, inovadora. Vamos de exemplo?
1) Imagine que você tem um iPhone 12 na sua empresa e que seus funcionários usam o WhatsApp deste aparelho para atender aos clientes. Só que você tem mais de um funcionário e isso faz com que iPhone fique rodando de mão em mão a cada momento, para que cada funcionário possa conversar com o respectivo cliente o qual está atendendo. Imagine que loucura? Funcionários abrindo conversas que não são para eles. Recados não transmitidos ao respectivo atendente. O atendimento dessa empresa seria um caos, não seria?
2) Para resolver isso, você decide comprar um celular para cada funcionário, e melhor, você compra o iPhone 13. Agora cada colaborador passa a ter seu número e aparelho separados e isso resolve a situação. Desta forma, não seria mais uma dança de celulares o tempo todo e com certeza o atendimento seria mais assertivo.
3) Agora imagine que você resolva, depois de alguns meses, utilizar um único número de telefone e um único aparelho para toda a equipe, exatamente conforme na primeira situação. Porém, desta vez você contrata uma plataforma de atendimento online que, através de um Bot (robô que automatiza o atendimento na sua totalidade ou em parte), direcione cada cliente para ao funcionário que o atende, evitando aquela confusão citada na primeira situação. Isso não seria muito bom?
Pois então... a primeira situação, apesar de ter um aparelho de última geração e de alta tecnologia envolvido no processo, não deve ser considerada uma inovação, uma vez que não traz eficiência nenhuma para a rotina de atendimento da empresa. A inovação tem características de tornar um processo eficiente e menos custoso para a organização.
Será que o segundo processo pode então ser considerado uma inovação? A reposta é sim! Mas se você acha que é apenas pelo fato de o aparelho ser agora um iPhone 13, está completamente enganado. Podemos considerar uma inovação pelo fato de dar maior eficiência para a empresa, uma vez que o atendimento será muito melhor e mais organizado. Porém, é uma inovação que trouxe alguns custos. Tomara que a melhoria no atendimento atraia mais clientes. Esse tipo de inovação pode ser nomeada de Inovação Evolutiva. Esta inovação consiste em melhorar algo que já está pronto, ou seja, já existe. O processo de atendimento na empresa já existia e o iPhone também. Só foram melhorados.
Na terceira situação também encontramos uma inovação, e esta é a que mais chama a atenção. Considera-se uma inovação pelo fato de dispensar o uso e vários aparelhos e centralizar tudo em uma única plataforma de atendimento online. A cereja do bolo está em automatizar o atendimento com o Bot. Esse tipo de inovação podemos nomear de Inovação Disruptiva. Essa inovação consiste em implantar ou criar algo que a empresa nunca tenha feito antes. Algo totalmente novo que torne os processos mais eficientes. E digo por experiência própria: uma plataforma dessa custa bem menos que um iPhone. Olha ai! De quebra já trabalhamos também a redução de custos.
Fantástico, não é?!?! Apesar de todos os exemplos acima contarem com aparelhos e/ou ferramentas de alta tecnologia, note que nem todos os processos são inovadores. O contrário vale também caso você faça alguma coisa aí na sua empresa que envolva zero tecnologia. Se há mudança na forma com que você faz alguma coisa ou processo, é eficiente e utilizável, certeza que é inovador.
Mas não se esqueça! Algumas outras características da inovação são a redução de custo e/ou aumento da receita. Então não basta ser eficiente se aumentar os custos. Não basta ser eficiente se não trouxer mais receita. Por fim, não é inovação se ninguém utiliza no dia a dia.
Ficou claro, leitor? Espero que sim!
Vou ficando por aqui. Até a próxima!
Gleidson Pereira Gomes é um Agente do Empreendedorismo. Formado em Ciências Contábeis, Especialista em Contabilidade com Ênfase em Tributos, Especialista em Gestão de Negócios e Inovação e Especializando Executivo em Empreendedorismo Contábil. Atualmente Gleidson é CEO da Digitalizei Contabilidade.
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