Hey LouFashions! Vamos de História da Moda neste pequeno Artigo de Moda e estilo? Eu tô chique de #Burberry, curtiram?
PESQUISADOR DE MODA? Sim, é ele!
Em um dos meus INSGHTS CRIATIVOS das semanas anteriores eu precisava entregar este conteúdo para vocês, viu?!
Em uma das minhas Pesquisas de Moda descobri que o Blazer do qual eu sou dono e ele tem uma das estampas mais formosas do mundo, dá pra acreditar?
Veja a descoberta que trouxe!
O Famoso Xadrez
Uma das características mais marcantes da Burberry é a sua estampa xadrez. Ela está presente no forro dos famosos trench coats, além de bolsas, sapatos, acessórios e demais itens de moda. A marca usa e abusa do padrão e gosta de colocá-lo em evidência para que todos possam saber de imediato a origem de tal produto.
Na verdade o xadrez é uma derivação do tartan, estampa tradicional da cultura do Reino Unido, principalmente na Escócia, o quão é usado para diferenciação dos clãs (famílias) do país. Ele foi primeiramente introduzido pela marca em 1924 nas cores bege, preto, branco e vermelho e patenteado no mesmo ano.
A princípio o xadrez era apenas aplicado nos casacos da marca, mais especificamente no forro. E esta prática continuou pelos quarenta anos seguintes até se destacar como fenômeno e ícone de moda e ser aplicado também em cachecóis, roupas, acessórios, cosméticos e sapatos da marca.
ANTES E AGORA
Ao longo das últimas décadas, o xadrez Burberry passou por muitas leituras. O cachecol de cashmere xadrez foi apresentado na década de 1970, tornando-se um de nossos acessórios mais conhecidos. O xadrez passou então a ser usado em peças ready-to-wear, assumindo o protagonismo em nossas campanhas publicitárias das décadas de 1980 e 1990, e hoje é uma marca comercial registrada.
O Rainbow Check, uma reinterpretação colorida que homenageia a comunidade LGBTQIA+, foi introduzido em 2018.
Sob a direção criativa de Riccardo Tisci, o xadrez Burberry permanece sendo um ícone da marca com uma nova visão para o futuro, reinterpretado e reconstruído coleção após coleção. Não importa a leitura, o xadrez sempre será um símbolo da nossa história, da nossa criatividade e da atemporalidade do estilo britânico.
Dicas bônus:
Como Usar?
Por ser uma estampa bem chamativa e singular, surge a dúvida de qual é a melhor maneira de usá-la para criar um look elegante e sofisticado.
A maneira mais certeira e simples de combinar o tartan com seu look é fazer com que a peça (seja um cachecol, bolsa ou camisa, blazer) seja um ponto de destaque e foco. Ou seja, use cores neutras e mais discretas para que a composição fique mais harmônica.
Eu encontrei essa estampa em um Brechó, algo raro. Mas vocês podem encontrar no Site da marca BURBERRY..
Gostaram dessa curiosidade?
Deixa seu comentário! Abraço do Lou!
Siga-me para mais dicas no Instagram: @eulourenziei
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 22°
ChuvaMín. 15° Máx. 21°
Chuvas esparsas