Motoristas de táxi, de serviços de aplicativo - como Uber e 99 - e de vans utilizadas para transporte de passageiros foram abordados durante operação de fiscalização realizada de forma integrada pelas forças de segurança do Estado e parceiros nesta quarta-feira, 20/9. A regularidade dos serviços de transporte foi checada em abordagens no entorno do Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana, em mais uma ação da Semana Nacional do Trânsito.
Para a execução da operação, três pontos estratégicos foram armados no entorno do aeroporto: na entrada, na saída e no "bolsão", área destinada aos motoristas de aplicativos. Para auxiliar a fiscalização, um cão farejador da Rooca, Rondas Ostensivas com Cães, da Polícia Militar , também contribuiu com o trabalho.
Cerca de cem veículos foram parados, o que resultou em três remoções, três termos circunstanciais de ocorrências (TCO) e no cumprimento de um mandado de prisão.
O diretor do Centro Integrado de Comando e Controle, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) , Leonardo Ricardo, analisou o saldo da operação e afirmou que haverá outras ações como essa ao longo do ano. "O recado foi dado. A ideia é que motoristas clandestinos saibam que o Estado está presente no aeroporto também. Seguiremos para que a população tenha segurança com os transportes e para que os clandestinos tenham conhecimento de que podem ser presos e autuados ao realizar essas atividades ilegais", avaliou.
A operação foi coordenada pela Sejusp e contou com os esforços da Polícia Militar, Polícia Civil , DER-MG , BH Airport e Polícia Penal , por meio, também, do Grupo de Escolta Tática Prisional (GETAP) e da Unidade Gestora de Monitoração Eletrônica (UGME).
Mín. 17° Máx. 21°
Mín. 16° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 24°
Chuvas esparsas