Nesta quinta-feira (14/9), a cidade de Montes Claros, localizada no Norte de Minas Gerais, foi palco do encerramento da Operação Shamar, uma iniciativa dedicada ao combate à violência doméstica. A ação reuniu forças de segurança e instituições parceiras na Praça Pio XII para distribuir panfletos informativos e incentivar a população a se manifestar diante dos casos de violência.
A blitz educativa e preventiva foi coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e contou com uma ampla parceria de diversas instituições comprometidas com a causa, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) , Polícia Civil , Corpo de Bombeiros Militar , Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal de Montes Claros, Ministério Público e Defensoria Pública.
Para tornar o evento ainda mais marcante, a banda da Polícia Militar fez uma apresentação especial, atraiu a atenção de quem passava pelo local e reforçou a mensagem de que todos devem se unir contra a violência doméstica. A Defensoria Pública disponibilizou um ônibus itinerante - local onde serviços jurídicos e orientações foram oferecidas. O Sistema Socioeducativo, por sua vez, ofereceu biscoitos amanteigados produzidos na padaria da unidade para as mulheres que pararam para entender mais sobre violência doméstica, além de bombons. Os jovens acautelados na unidade apresentaram danças folclóricas para ajudar a chamar o público.
O inspetor Adriano Rodrigues da Silva, representando a Guarda Civil Municipal de Montes Claros, expressou o contentamento da instituição em participar da operação. "Recebemos a ação com imensa alegria, visando atender toda a população de Montes Claros. É de suma importância a união de todas as forças de segurança pública visando o combate à violência doméstica", disse.
Nesta quinta, com a operação preventiva em Montes Claros, a Operação Shamar, que no hebraico significa “proteger”, chega ao fim. O balanço oficial estará disponível nesta sexta-feira (15/9), mas o diretor de Planejamento Integrado, Alexis Eustáquio da Silva Pedra, já confirmou o sucesso do trabalho feito pelas instituições. “É apenas o começo de uma contínua luta por um mundo mais seguro e igualitário. A população acolheu calorosamente essa iniciativa, demonstrando seu apoio às ações destinadas à proteção das mulheres. A operação Shamar pode ter chegado ao seu fim, mas a luta pela igualdade e segurança das mulheres continua com determinação renovada”, afirmou.
Em caso de qualquer tipo de violência contra a mulher, o Disque Denúncia Unificado 181 está disponível como um recurso vital e disponível para todos de forma gratuita, 24h por dia. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa, garantindo a segurança da vítima e a punição dos agressores.
Mín. 17° Máx. 21°
Mín. 13° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 25°
Chuvas esparsas