O coordenador do Programa Acre pela Vida, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), coronel Atahualpa Batista Ribera, participou, na manhã desta terça-feira, 12, da sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O programa da Segurança tem como objetivo levar cidadania por meio de atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes das comunidades com vulnerabilidade social.
Na Aleac, foram apresentadas as principais ações do Acre pela Vida, que só em 2023 entregou mais de 500 materiais esportivos para escolinhas de futebol e de artes marciais, atendendo aproximadamente 2 mil pessoas. Este ano o programa foi pela primeira vez a um município acreano, Brasileia, onde ofereceu muitos serviços, atividades culturais, além de entrega de materiais.
Além de Brasileia, as ações também ocorreram nos municípios de Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul, com a entrega de fardamento e materiais esportivos do projeto Seja um Adolescente de Trinfo.
O coronel Atahualpa Batista Ribera, explica que a Secretaria de Segurança, por meio do programa, tem trabalhado nas políticas públicas de segurança, de forma preventiva, buscando alternativas de integrar a segurança e a comunidade e, desde 2019, a Sejusp vem atuando em três níveis de prevenção.
“Atuamos em três situações: a primária, onde não queremos que a criança ou o adolescente se envolva; na prevenção secundária, onde temos o policiamento, ações realizadas antes do crime acontecer, colocadas de forma ostensivas; e, por fim, o sistema de repreensão, que é o que todos estamos acostumados”, disse.
Esta foi uma oportunidade de apresentar ao parlamento acreano as atividades preventivas desenvolvidas pelo programa para a formação de cidadãos mais conscientes.
Mín. 17° Máx. 21°
Mín. 13° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 25°
Chuvas esparsas