Com o objetivo de aumentar o número de doações de sangue do público jovem, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) inicia, nesta segunda-feira (22), a partir das 10h, nova campanha de incentivo ao gesto altruísta. Com o slogan Fazer o Bem Tá na Veia da Juventude, a iniciativa será realizada até o dia 28 de maio na sede do equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza, e nas unidades regionais de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
A campanha promovida pelo Hemoce busca conscientizar os jovens cearenses sobre a importância da doação de sangue voluntária e anônima, além de desenvolver uma consciência solidária e contribuir na formação de novos doadores regulares.
O projeto reunirá estratégias de Marketing nas redes sociais, ações educativas e de conscientização para alunos do Ensino Médio. O Hemoce vai receber estudantes nas unidades por meio da Caravana da Solidariedade, serviço do equipamento que disponibiliza uma van para buscar e deixar os voluntários que desejam se candidatar à doação.
“A ideia é desenvolver a responsabilidade social dos jovens em doar sangue como uma atividade regular. Convidamos a juventude cearense a viver essa experiência de doar pela primeira vez e a experimentar essa sensação de ajudar a salvar vidas”, destaca a coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce, Nágela Lima.
A coordenadora lembra, ainda, da necessidade de apresentar, no dia da doação, otermo de consentimento para aqueles com menos de 18 anos. “Os jovens de 16 e 17 anos devem apresentar um termo de autorização preenchido e assinado por pais ou responsável legal. Esse documento é disponibilizado pelo Hemoce nas unidades,no site oficial, no portal do doador e nas redes sociais”, orienta.
A campanha faz parte da Semana do Jovem Doador no Ceará, criada no ano passado por meio da Lei Estadual nº 18.283/22. A medida objetiva conscientizar os alunos do Ensino Médio da rede estadual de Educação sobre a importância de se tornarem doadores regulares de sangue, visando a aumentar o estoque de hemocomponentes. A ação foi definida para ocorrer duas vezes ao ano, na última semana dos meses de maio e outubro.
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar otermo de consentimentoassinado pelos pais ou responsável legal. Os doadores podemagendar um horário pelo site ou pelostelefones de cada unidade.
Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; no posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; na unidade do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro; e até o dia 25 de maio no posto de coleta temporário no Shopping Parangaba, na Rua Germano Franck, 300 – Parangaba.
Já no Interior, os voluntários podem fazer doações nas unidades regionais das cidades de Crato, Sobral, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuva