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Educação Santa Catarina

Planejamento geral da Secretaria da Educação foca na promoção da qualidade para os catarinenses

A educação de qualidade com foco na aprendizagem de competências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes é o principal propósi...

03/05/2023 17h00
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

A educação de qualidade com foco na aprendizagem de competências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes é o principal propósito do Governo do Estado. Nos primeiros meses de gestão, a Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou um diagnóstico da rede estadual de ensino, identificando os pontos que precisam ser melhorados e desenhou estratégias para entregar uma educação de qualidade.

“Não é possível melhorar a educação sem planejamento das ações. Por isso, fizemos um diagnóstico da rede e, a partir da realidade, elencamos estratégias para entregar um ensino de maior qualidade para nossos alunos. Isso passa por projetos de infraestrutura, otimização das redes, formação continuada e permanente de professores e muito mais, que já estão saindo do papel”, destacou o secretário da educação, Aristides Cimadon.

Santa Catarina tem mais de 530 mil alunos matriculados e cerca de 47 mil servidores nas 1.053 escolas. O estado é o segundo mais competitivo do país, entretanto, o rendimento escolar dos estudantes do ensino médio está entre os dez piores do país. “As principais causas desse resultado estão vinculadas a uma proposta pedagógica ultrapassada, que precisa ser reformulada. Precisamos de formação e melhorar a infraestrutura das escolas para que isso aconteça”, conclui o secretário.

Diagnóstico identificou principais necessidades da rede estadual de ensino

O diagnóstico da rede estadual contemplou o ensino, a gestão de pessoas e a infraestrutura das escolas catarinenses. Na infraestrutura, apenas 17% das unidades escolares estão aptas a receber os equipamentos eletrônicos. Para agilizar a melhora da estrutura elétrica, a secretaria está formalizando uma parceria com a Celesc e Acafe. Entre as 164 obras em andamento, somente 18 possuem mais de 90% dos serviços executados, por isso, a SED está intensificando a fiscalização das obras.

O diagnóstico do ensino ressalta as dificuldades operacionais para a implementação do Novo Ensino Médio (NEM), instituído em todas as escolas da rede em 2022. A secretaria já formou comissão intersetorial para revisar aspectos da arquitetura do NEM. Além disso, há também a necessidade de formação com professores tanto do ensino fundamental quanto do médio.

No quadro do magistério, o diagnóstico concluiu que há mais de 19 mil professores efetivos, sendo que mais de 6 mil estão afastados da sala de aulas por inúmeros motivos, como tratamento de saúde ou para atuar em outros órgãos. Além disso, há quase 30 mil contratos de professores em caráter temporário (ACTs).

Estratégias para promoção da educação de qualidade

A estratégia inclui quatro diretrizes amplas para atingir uma educação de qualidade. A primeira estratégia tem como meta gerir a Secretaria da Educação com base em métricas e resultados, que serão produzidos pela comunidade escolar ao longo dos meses.

Já na segunda estratégia o foco é entregar um ensino com alto valor agregado, focando nos pontos principais, planejados para serem colocados em prática nos próximos anos. Entre eles está o fortalecimento da presença da família dos estudantes na escola, a realização do programa Universidade Gratuita, que vai estimular o desenvolvimento de Santa Catarina, a formação continuada e valorização dos professores.

Além disso, a organização e otimização dos recursos da secretaria será crucial na tomada de decisões. Nesta estratégia estão os pontos que envolvem a saúde financeira do órgão, a otimização e a informatização de processos, a fim de melhor utilizar os recursos estaduais.

As estratégias também incluem maneiras de obter a melhor estrutura para a rede estadual, visando a otimização das redes estaduais e municipais e a descentralização da gestão da educação, fazendo assim uma gestão mais participativa e colaborativa de toda a comunidade escolar.

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