Quinta, 28 de Novembro de 2024 01:40
31 98592-5801
Educação Mato Grosso do Sul

Servidores da Secretaria de Educação participam de campanha de doação de sangue

Na ação foram arrecadadas mais de 90 bolsas de sangueNesta quarta-feira (26), os servidores da Educação participaram da 5ª edição do projeto ‘Invis...

26/04/2023 18h26
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na ação foram arrecadadas mais de 90 bolsas de sangue

Nesta quarta-feira (26), os servidores da Educação participaram da 5ª edição do projeto ‘Invista na vida, seja um doador de sangue e medula óssea’. Promovido por Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), Hemosul (Hemocentro Coordenador) e SED (Secretaria de Estado de Educação), a ação teve como objetivo coletar, armazenar e distribuir hemocomponentes aos hospitais públicos, privados e/ou filantrópicos de Mato Grosso do Sul, bem como aumentar o número de doadores regulares.

No auditório da SED foi montada uma central de coleta e a movimentação pode ser percebida desde ohallde entrada, local em que os profissionais da Educação preencheram um questionário e aguardaram para realizar o registro. Após, foram direcionados para as triagens clínicas, coleta – com duração de 5 a 10 minutos –, repouso e lanche.

Doando sangue pela primeira vez, a servidora da Coges (Coordenadoria de Gestão Escolar) Elza Fernandes mencionou que a estrutura montada na SED foi um facilitador, pois segundo ela, apesar de querer doar sangue, devido a correria do dia a dia, nunca teve tempo de ir ao Hemosul. "Essa é uma experiência de fazer o bem para o próximo, porque quando se doa sangue você tem o pensamento de que está salvando vidas e são muitas as pessoas que precisam”, declarou a servidora.

Luiz Carlos Faria, mobilizador da ação e servidor da Sefaz, acompanhou a adesão dos servidores da Educação e, animado com a possibilidade de ajudar centenas de pessoas com as coletas, disse que “o diferencial do projeto é tirar o fator tempo de ir até o Hemosul, mexer com a responsabilidade social e sensibilizar os servidores públicos sobre a importância de se pensar no bem-estar coletivo”.

Helio Daher, secretário de Estado de Educação, conheceu a estrutura montada e parabenizou os colaboradores do Hemosul e da SED pelo sucesso da ação. Para ele, “é uma honra poder receber o projeto de doação de sangue na SED". "Ficamos felizes em contribuir com uma causa tão importante e inspiradora, que incentiva os servidores a ajudarem o próximo", disse.

Serviço

A doação de sangue pode ser realizada no Hemosul, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, n. 1304, em Campo Grande, por pessoas de todos os grupos sanguíneos. Para tanto, é preciso apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51 kg, estar descansado, alimentado e em boas condições de saúde.

Texto e fotos: Thaís Davis, SED

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.