Com o intuito de garantir a formação continuada para os educadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dos colaboradores e de toda a comunidade de ensino, para que as escolas possam garantir a qualidade e equidade no ensino às crianças e adolescentes matriculadas na Rede, a Secretaria de Estado da Educação, por meio das Gerências Regionais de Educação (GREs), tem realizado encontros formativos para capacitação dos profissionais.
Durante esta terça-feira (25), como parte do seu plano de trabalho, a 13ª GRE promoveu o I Percurso Formativo para professores de AEE lotados nas salas de recursos multifuncionais das escolas jurisdicionadas à gerência. O momento formativo foi conduzido pela professora de AEE Carmem Lúcia Alves, que também é coordenadora da equipe multiprofissional da Rede Municipal de Educação de São Raimundo Nonato.
Na ocasião também foi apresentada e destacada a importância da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. “Esse primeiro encontro abordou o tema Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): uma ferramenta para a inclusão escolar de pessoas com deficiência. Com isso, o objetivo foi documentar todo o processo de desenvolvimento dos estudantes com deficiência e alinhar práticas pedagógicas inclusivas”, pontua a gerente da 13ª GRE, Socorro Cavalcante.
O Secretário da Educação, Washington Bandeira, enfatiza que a pessoa com deficiência faz parte do eixo transversal do plano de governo de Rafael Fonteles. “Temos como meta implementar programas transdisciplinares para tratamento adequado de deficiências, ampliar e fortalecer a educação inclusiva nas redes municipais, implantar um programa integrado de qualificação profissional, incluindo parcerias com universidades e outras instituições e criar o programa estadual de educação especial inclusiva. Para isso, estão sendo realizadas promoções de mais formação de profissionais da rede”, afirma o secretário.
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