A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nessa segunda-feira (24), de forma virtual, o Seminário de Socialização dos Planos das Gerências Regionais de Educação. A ação faz parte do cronograma de mentorias com gerentes regionais e coordenadores regionais do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (Ppaic). Na oportunidade, os gestores apresentaram os planos de trabalho que foram construídos ao longo das mentorias.
Os encontros, organizados pela coordenação do programa, tiveram início em janeiro e abordaram temas como o regime de colaboração, a apropriação de resultados das avaliações externas e orientações para assessoria técnica-pedagógica nos municípios. “A elaboração de um plano de trabalho da regional é a parte final desse processo, em que as lideranças das Gerências Regionais de Educação possuem em mãos um instrumento para colocar em prática tudo o que foi debatido. Os coordenadores e gerentes regionais são fundamentais no processo de cooperação com as redes municipais, no âmbito do regime de colaboração e, consequentemente, para a implementação do Ppaic”, explica Jeany Rodrigues, coordenadora do eixo de comunicação e engajamento do programa.
O seminário contou ainda com as palestras de Neyrismar dos Santos, Daniel Carlos da Costa e Pedro Henrique Sampaio. Temas como o desenvolvimento de competências para a gestão educacional em regime de colaboração, a formação de líderes educacionais habilitados em gestão para resultados, a partir da análise de dados e evidências e a execução do plano estratégico para acompanhamento e monitoramento do programa de alfabetização nos municípios foram tratados.
Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc)
A Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc) apoia o poder público estadual no desenho e implementação de uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.
Integrada pela Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, a Parc é inspirada no Programa de Alfabetização na Idade Certa do Ceará e busca o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios no processo educacional para que sejam criadas soluções específicas de âmbito estadual e local. O intuito é promover transformações que virem política de Estado, garantindo sua continuidade independentemente da alternância de governantes.
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