O projeto Estudos de Recuperação das Aprendizagens teve a participação de 107.475 estudantes, dos quais 51.309 foram aprovados, o que corresponde a 48% dos alunos. A medida, que teve o intuito de mitigar os impactos da pandemia na educação, bem como recuperar alunos que estavam infrequentes, foi realizada pela Secretaria da Educação (Seduc) entre 8 e 17 de fevereiro.
Participaram da ação alunos que apresentaram resultado inferior à média anual ou que tinham frequência menor que 75% no ano de 2022. Durante o mês de dezembro, os estudantes que não foram aprovados receberam seu Plano de Estudos de Recuperação personalizado, com a indicação das aprendizagens que precisavam ser recuperadas para a continuidade da vida escolar e avanço de ano/série.
A secretária da Educação, Raquel Teixeira, ressalta a importância da realização dos Estudos de Recuperação para contribuir na reversão dos elevados índices de reprovação no Estado.
“É preciso combater a evasão escolar a partir da recuperação das aprendizagens e da garantia de oportunidades para os alunos. A reprovação da Rede Estadual do Rio Grande do Sul é muito maior do que a média do Brasil e nós temos que refletir sobre este processo. A diferença de idade entre alunos do mesmo ano causa um impacto negativo no nível de aprendizagem. Portanto, é preciso rever esta política e tornar a escola mais atrativa para instigar o interesse dos estudantes”, destaca.
Os 107.475 estudantes estavam nos seguintes níveis:
Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Secom
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