Buscando não só proporcionar cursos técnicos e profissionais aos estudantes, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem colaborado também com o ingresso do aluno no mercado de trabalho por meio da parceria com empresas. O Grupo R. Carvalho assinou nos últimos dias a contratação de 43 estudantes da rede estadual de ensino como jovens aprendizes.
A parceria da Seduc com a empresa contribui para o desenvolvimento do programa Piauí Aprendizado, que tem como objetivo fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dando oportunidade para os alunos que estão integrando um curso técnico, antes mesmo de concluir o ensino Médio, para que possam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, nas aulas teóricas, tornando assim, a aprendizagem mais significativa. O programa possibilita a inserção dos jovens no mundo do trabalho e potencializa o desenvolvimento do estado, garantido o aumento na renda das famílias dos alunos, com remuneração e assegurando todos os direitos trabalhistas.
O processo de seleção dos alunos é realizado pela Unidade de Educação Técnica e Profissional (UETEP), que entra em contato com a empresa e apresenta seus cursos cadastrados. A partir disso é feito um levantamento da quantidade de alunos que desejam participar da seletiva e, em seguida, a empresa se dirige até a escola e realiza uma entrevista individual com cada aluno. Dentre os novos cursos que estão sendo cadastrados está o Operador de Caixa, um dos principais cursos solicitados para atender às demandas das empresas.
De acordo com o superintendente da Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA) da Seduc, Paulo Henrique, o programa Piauí Aprendizagem possui como meta para 2023 a contratação de 500 jovens aprendizes, nas diversas áreas, em empresas no Piauí. “Estamos trabalhando com essas parcerias para proporcionar aos nossos estudantes, que já possuem um ensino técnico e profissional, o ingresso no mercado de trabalho, servindo como experiência profissional para eles”, afirma.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça a importância do programa Acelera Seduc, que tem como uma das frentes a expansão do ensino profissional e técnico. “A expansão do ensino profissional, técnico e tecnológico também é uma das metas do Governo do Piauí para a educação e faz parte do nosso programa Acelera Seduc. Iremos investir na ampliação do ensino profissional, técnico e Tecnológico, modelo consagrado que promove melhoria de desempenho dos alunos para ingresso no ensino Superior e no mundo do trabalho”, ressalta o secretário.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuva