Anualmente, em março, a escola EEB Plácido Olímpio de Oliveira, em Joinville, tem ações para mobilizar os alunos nas temáticas meio ambiente, água e dengue. Nesse ano, devido ao aumento de casos da doença, além dos cartazes e atividades na escola, uma passeata foi realizada com os estudantes. O objetivo foi conscientizar a sociedade sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação doAedes aegypti.
A gestora escolar, Eliane Lenchinski, destaca que os trabalhos são dinâmicos, ocorrem há pelo menos três anos e possuem parceria com a secretaria de saúde municipal para que os estudantes possam identificar os principais locais de focos do mosquito. “O nosso objetivo é que todos, não somente os alunos, tomem consciência de que a prevenção é o melhor caminho.”
Os estudantes também realizaram uma varredura dentro do espaço escolar, procurando possíveis locais com água parada e recolhendo materiais como latinhas e tampas de garrafas que podem se tornar criadouros. Além da dengue, o mosquito também é responsável por transmitir a zika e a chikungunya.
Escolas se preparam para o Dia D
A escola EEB Plácido Olímpio de Oliveira não é a única do Estado se prevenindo. Faltam apenas cinco dias para as escolas estaduais participarem do Dia D, um dia com atividades de conscientização e prevenção de combate ao mosquito
O Dia D será na próxima terça-feira, 4, e é uma ação que surge da parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).
O principal objetivo é conter o aumento de casos de dengue no Estado. Dados da Dive mostram que somente em março foram registrados mais de 25 mil focos deAedes aegyptiem 215 municípios.
Informações para a imprensa
Fernanda Kleinebing
(49) 99948-9279
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuva