Projetos de incentivo à leitura são realizados com frequência nas escolas da rede estadual de ensino. O intuito é despertar nos estudantes o interesse pela leitura, que se torna importante para todas as áreas de conhecimento e contribui para uma boa escrita e para adquirir conhecimento. Os estudantes da 1ª série do ensino fundamental do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Baurélio Mangabeira, localizado no município de Piripiri, participaram, nessa terça-feira (29), de um Café Literário com a leitura da obra “O Diário de Anne Frank”.
Idealizado pela professora de Língua Portuguesa Adriana Leitão, a atividade faz parte da eletiva “Soufanzim”. “Esse ano eu recebi o desafio de trabalhar essa eletiva. Estamos trabalhando a questão da leitura porque vimos essa necessidade. Os alunos relacionaram o prazer da leitura com um momento descontraído, que é o café literário. Foi muito prazeroso trabalhar com os alunos essa obra, O Diário de Anne Frank, onde trabalhamos também o diário pessoal”, explica a docente.
A coordenadora Pedagógica da escola, Auzenir Moraes, destaca que atividades como essa têm despertado cada vez mais nos estudantes o prazer pela leitura. “Observo que essas disciplinas, chamadas Itinerários Formativos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do novo Ensino Médio têm trazido para nossos alunos uma empolgação maior em torno da leitura, eles leem brincando e depois saboreando os gostosos bolos que eles mesmo fazem. Há também a interação, não só dos alunos, mas também dos professores. Está sendo sensacional lidar com essas Eletivas”, finaliza a gestora.
Eletiva é um componente curricular que envolve diferentes habilidades e pressupõem a diversificação de situações didáticas.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuva