O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) registrou uma baixa nas doações de leite em março. A média mensal das doações de leite é de 200 a 250 litros, número que se manteve nos últimos seis meses, mas até o dia 23 de março foram doados 150 litros, número muito abaixo do esperado para manter o estoque.
A enfermeira Anelise Vieczoreck, que trabalha no Banco de Leite, explica que essa queda nas doações é algo que sempre acontece, por isso é importante manter o assunto em alta e reforçar a necessidade das doações para manter essa corrente de solidariedade.
“Muitas mães pararam de doar, outras diminuíram a doação porque os bebês estão crescendo. Muitas mães voltaram a trabalhar e com isso precisamos de novas doadoras. Temos que ter uma quantidade de estoque de leite humano para manter os bebês. Quando acontece do estoque ficar baixo temos que fazer uma intercalação do leite humano com fórmula e isso prejudica o desenvolvimento dos bebês internados no HUOP e em outros hospitais particulares em Cascavel”, explicou.
Além dos bebês atendidos na UTI Neonatal do HUOP, existem famílias que não estão com o bebê hospitalizado, mas precisam do leite materno. Essas famílias podem entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (45) 3321-5243, ou ir até a unidade que fica Rua Carijós, sem número, Bairro Santo Onofre.
O Banco de Leite atende outros municípios além de Cascavel. A orientação é que as mães que podem doar devem tirar o leite em casa, levar até a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o leite é mandado com todas as condições necessárias para o sistema de distribuição. "Esse leite sempre vem com todo o cuidado, todo o rigor, em uma caixa térmica com gelo", informa Anelise.
O Banco de Leite também disponibiliza os frascos de vidro para essas mães, que são esterilizados e levados pelo transporte.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuva