No último dia 2 de março, militares do 3° Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente (MAmb) foram acionados para atender a uma denúncia de extração mineral sem autorização ambiental em Ouro Preto, Minas Gerais.
Ao chegar à localidade de Mata dos Palmitos, distrito Santa Rita de Ouro Preto, os policiais abordaram o autor E. J. C. S, de 26 anos, que estava utilizando uma máquina retroescavadeira, marca CASE, para extrair produto mineral em uma área de preservação permanente. Parte do produto foi levado para o curso d'água próximo.
A área onde ocorreu a extração era de cerca de 1.500 metros quadrados e, segundo o operador da máquina, já haviam saído do local 10 caminhões com aproximadamente 9 toneladas cada um.
Como não havia sido apresentada licença ambiental para a atividade, o autor recebeu voz de prisão em flagrante por, em tese, cometer crime ambiental e também de usurpação de bem da união. A atividade foi paralisada e a retroescavadeira foi apreendida.
O infrator foi autuado administrativamente e encaminhado à presença da autoridade de polícia judiciária federal. Até o momento, apenas uma pessoa foi presa e um equipamento apreendido. As autoridades seguem investigando o caso para apurar possíveis envolvidos na extração mineral ilegal.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 23°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuva