Terça, 26 de Novembro de 2024 05:53
31 98592-5801
Esportes Cruzeiro

Clube Empresa salvará o Cruzeiro?

O Cruzeiro anunciou com bastante entusiasmo parceria com a Ernest Young para implementação do projeto de implantação do clube-empresa.

30/04/2021 17h36 Atualizada há 4 anos
Por: Redação Fonte: Gustavo Lopes Pires de Souza
Clube Empresa salvará o Cruzeiro?
Mas será mesmo que virar clube-empresa resolverá todos os problemas do clube?
 
Há uma narrativa quase que única de que virar empresa trará a salvação para endividamento dos clubes de futebol. Esta narrativa  aponta que o clube empresa acabaria com a má administração e atrairia investidores.
 
Entretanto, tornar-se clube-empresa não é garantia de sucesso. Isso porque não importa se o clube de futebol é uma associação, uma empresa ou uma fundação. O que importa é profissionalizar a gestão e, sobretudo, realizá-la de forma honesta e em respeito às finanças, ou seja, gastando menos do que se arrecada,
 
A experiência em outros países mostrou que o clube-empresa não resolve nada.
 
No início dos anos 90, uma lei espanhola converteu os clubes de lá em empresas.
 
Trinta anos depois os clubes continuam endividados, o campeonato espanhol é pouco competitivo e justamente os clubes que não se tornaram empresa (Barcelona e Real Madrid) estão entre os mais ricos do mundo.
 
O projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, na prática, tende a ser mais uma forma de se refinanciar as dívidas dos clubes com o Governo do que um meio de se criar melhores práticas de gestão.
 
Um exemplo prático de que o clube-empresa por si só não resolve os problemas é o Figueirense que, em 2019, sofreu W.O quando seus atletas não entraram em campo por falta de pagamento.
 
O torcedor do Cruzeiro não deve se iludir. Transformar-se em empresa pode ser uma alternativa para situação atual do clube, mas, de longe, não é garantia de solução. Permanecer como está também não é certeza de que dará errado.
 
O Cruzeiro possui atualmente 164 ações trabalhistas em curso em Minas Gerais. Sendo empresa, associação ou fundação, eventuais débitos vindos dessas demandas precisam ser equalizados. E mais do que isso, outras demandas devem ser evitadas.
 
Ainda que o clube-empresa possa atrair investidores, não há como assegurar que serão bons gestores.
 
 
Vale lembrar que em 2017, o Milan foi adquirido por um grupo chinês que não pagou as dívidas do clube. O que outrora era um dos maiores clubes do mundo, hoje não tem obtido resultados significativos.
 
Por fim, há de se destacar que empresas podem sofrer falência. No caso do Cruzeiro, é imprescindível uma análise da real situação do clube para se ter certeza da sua capacidade pagadora, pois, existiria o risco do clube virar uma empresa e ter sua falência decretada na sequência.
 
Seria trágico!
 
A atual Diretoria é composta por profissionais gabaritados, a consultoria contratada é das melhores do mundo. Ou seja, tem-se buscado o melhor para o restabelecimento do clube econômica e desportivamente.
 
De toda sorte, é importante destacar que se tornar clube empresa não solucionará nada e nada vai mudar se as melhores práticas de gestão não forem aplicadas

 

Gustavo Lopes Pires de Souza, Telefone/whatsapp: +55 31 987162710, Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8045592544268668, Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gustavo-lopes-pires-de-souza-0b495533/, Colunas – Rádio Itatiaia: http://www.itatiaia.com.br/blog/gustavo-lopes, Site: http://www.gustavolpsouza.com/

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Desporto. Temas, Textos e Contextos
Sobre Desporto. Temas, Textos e Contextos
Gustavo Lopes Pires de Souza Mestre em Direito Desportivo pela Universidade de Lérida (Espanha); MBA em Consultoria e Gestão Empresarial; Especialista em Gestão em Marketing Digital; Ouvidor pela Escola Nacional da Administração Pública; Membro da Academia Nacional de Direito Desportivo; Colunista; Autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior; Professor em instituições de ensino nacionais e internacionais; Palestrante de eventos e conferências no Brasil, América Latina e Europa.
Itabirito, MG
Atualizado às 05h04
13°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 27°

13° Sensação
1.31 km/h Vento
96% Umidade do ar
1% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)

Mín. 14° Máx. 28°

Tempo nublado
Amanhã (28/11)

Mín. 17° Máx. 28°

Tempo nublado