O governador Romeu Zema abriu o 1º Encontro de Gestores Escolares, nesta quinta-feira (6/2), evento promovido pelo Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) , que deve reunir mais de 3 mil diretores da rede estadual de ensino, pela primeira vez, durante três dias, no Expominas, em Belo Horizonte.
O governador de Minas destacou os avanços da gestão estadual na área e que, de 2019 a 2024, foram realizadas 36.959 publicações de pagamento de férias-prêmio, totalizando mais de R$ 754 milhões, o que reforça o compromisso do Governo de Minas com a valorização dos profissionais da categoria.
"Conseguimos colocar em dia um direito de quem já se aposentou, que é o das férias-prêmio, que tinha pessoas aguardando há mais de 15 anos. Conseguimos fazer com que a educação de Minas Gerais voltasse a um lugar de destaque. Minas está avançando e todos os indicadores mostram isso", destacou Romeu Zema. | ||||
Os gestores terão a oportunidade de conhecer o planejamento estratégico da SEE/MG para 2025, revisar as principais realizações de 2024 e discutir iniciativas essenciais para o avanço da educação pública em Minas Gerais.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, reforçou a relevância do evento para o ano letivo, que começa na segunda-feira (10/2), ao frisar a importância do papel dos diretores escolares na formação dos estudantes. “Este é um momento marcante para a educação em Minas Gerais. Vamos compartilhar experiências, alinhar estratégias e, acima de tudo, reafirmar o compromisso com a qualidade do ensino público”.
"Sabemos que a escola é feita por pessoas, e vocês, gestores, são peças fundamentais para garantir que cada estudante tenha acesso a uma educação transformadora", declarou Igor de Alvarenga. | ||||
Programação
O encontro também promove um espaço de diálogo e troca de experiências, abordando temas fundamentais para a gestão escolar, com palestras temáticas conduzidas por Ricardo Henriques e Lina Kátia, abordando estratégias para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Avaliações Externas.
Para aprofundar ainda mais os debates, haverá uma roda de conversa com as subsecretárias da SEE/MG, que compartilharão ações importantes de cada subsecretaria. O evento também contará com palestras como “A grande arte de se reinventar”, com Léo Chaves, e “Liderança para gestores de escolas públicas”, ministrada por Edna Rutkowski, da Pearson Education.
O 1º Encontro de Gestores Escolares ocorre dentro do Movemente, maior evento de educação e inovação de Minas Gerais que reunirá educadores, gestores, empresas e especialistas que estão moldando o futuro da educação no Brasil.
Os gestores escolares também poderão participar de experiências imersivas dentro da programação geral do Movemente, com especialistas renomados discutindo temas essenciais para a gestão educacional, como a construção de vínculos na sala de aula, a importância da inteligência emocional no novo contexto educacional e saúde mental nas escolas.
Voltado para profissionais da educação, abrangendo tanto a rede pública quanto a rede privada de ensino, o Movemente é organizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado de Minas Gerais (Sinepe) e tem patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) .
A expectativa é que o evento reúna aproximadamente 4 mil participantes por dia, entre educadores, gestores, especialistas, startups e empresas do setor educacional.
Mín. 15° Máx. 30°
Mín. 17° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsas