Mais uma importante publicação colocou a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em destaque no quesito governança e sustentabilidade. A revista Time divulgou, nessa quarta-feira (27/11), a lista das 500 empresas do mundo que melhor aliam crescimento financeiro e sustentabilidade. No ranking geral, a companhia mineira aparece no 118° lugar entre as melhores. Entre as empresas brasileiras presentes na renomada lista, a Copasa está entre as 15 melhores, sendo a primeira do setor de saneamento.
Ainda neste semestre, a Copasa apareceu em pelo menos outros dois rankings de empresas que se destacam no Brasil. Em 14/11, a InfoMoney colocou a empresa entre as 88 companhias brasileiras de capital aberto que crescem mais e com mais consistência, considerando dados financeiros e valor de marca.
Em setembro, a Copasa também figurou entre as cem do país que se destacaram nas áreas ambiental, social e de governança, segundo a edição 2024 do Anuário Integridade ESG. A companhia mineira ocupou a 78ª posição com melhor desempenho.
Em janeiro deste ano, a Copasa passou a integrar a lista do seleto grupo de companhias que integram a 19ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que em 2024 reúne 78 empresas de 36 diferentes setores do país. O objetivo do ISE B3 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial.
O índice também possibilita um poderoso benchmarking de mercado, apoiando os diferentes investidores a selecionarem os ativos que estejam alinhados às melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as iniciativas ESG contribuem para a perenidade dos negócios. Para participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, as companhias devem obrigatoriamente atender a rigorosos quesitos relacionados às práticas sustentáveis.
Outro reconhecimento ao modelo de negócio sustentável da Copasa foi a obtenção de uma linha de crédito rotulada como Empréstimo Sustentável (Sustainability Loan) e Empréstimo Azul (Blue Loan), em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), cujos recursos serão destinados a obras de melhoria nos sistemas de abastecimento de água e esgoto.
Metodologia Revista Time
A Time e a Statista criaram uma nova metodologia para identificar empresas ao redor do mundo que demonstram desempenho financeiro e ambiental excelentes. Alto crescimento de receita e lucratividade em comparação com pares do setor eram apenas um requisito para fazer o corte. As empresas também tinham que mostrar pegadas de carbono excepcionalmente pequenas (por meio de emissões de Escopo 1, 2 e 3, representando emissões diretas, indiretas e da cadeia de suprimentos), baixas taxas de consumo de água e produção de resíduos e alto uso de energia verde.
Apenas nos primeiros noves meses deste ano, os investimentos da Copasa chegaram a R$ 1,56 bilhão e, segundo previsão do Conselho de Administração, deve fechar 2024 com mais de R$ 2 bilhões para obras de água e esgoto em Minas Gerais.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuva