A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) foram destaque na categoria Serviços Agropecuários do Prêmio Melhores do Agronegócio, promovido pela revista Globo Rural. Enquanto a empresa de pesquisa ficou com o 2º lugar, a extensão rural se classificou em 3º. A cerimônia de premiação foi realizada na segunda-feira (25/11), em São Paulo.
O Prêmio Melhores do Agronegócio avalia empresas de diversos segmentos do setor, com base nas informações consolidadas no ano anterior. A metodologia, criada pela Serasa Experian, leva em conta resultados financeiros como receita líquida, endividamento, liquidez e margem, e indicadores de responsabilidade ambiental. O perfil das empresas vencedoras e dados completos sobre os participantes são publicados no Anuário do Agronegócio.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento , Thales Fernandes, ressalta que a premiação mostra a efetividade que as empresas têm e seu exemplo de gestão bem feita. “Estamos investindo todo ano R$ 30 milhões para pesquisa aplicada na Epamig por meio de um projeto de lei aprovado na ALMG, enquanto a Emater está fechando o ano com superávit, como uma empresa pública deve ser. Estamos em 817 municípios sempre muito próximos do produtor, apoiando e fazendo extensão rural onde ela deve estar, que é na ponta”, disse.
O diretor de Administração e Finanças da Epamig, Leonardo Kalil, avaliou o prêmio como um reconhecimento ao modelo de gestão implementado nos últimos anos. “Contamos com ferramentas como o Gestão à Vista e o Sistema de Gestão Integrada (SGI), que garantem um acompanhamento mais preciso do desempenho contábil e financeiro e contribuem para o cumprimento de metas”, detalha.
A Emater foi representada por seus diretores Administrativo, Cláudio Augusto Bortolini, e de Infraestrutura, Vitório Alves de Freitas. Para eles, ter duas entidades do Sistema Agricultura de Minas Gerais entre as três melhores reforça o grande trabalho realizado. “Para nós é um orgulho estar novamente aqui, representando o serviço público, junto com a nossa co-irmã Epamig, e estarmos entre as melhores e maiores do agronegócio”, afirmou Cláudio Bortolini.
Tudo pelo campo
A Epamig foi a mais bem pontuada entre as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas). A empresa completou 50 anos recentemente e comemora avanços como as evoluções na cafeicultura, na produção de grãos, de leite e derivados, na bovinocultura, e em diversas outras culturas. As pesquisas emergentes em energia agrovoltaica e agricultura regenerativa também são destaques nas ações da entidade.
A Emater é considerada a maior empresa pública do setor no Brasil e a primeira a ser criada no país, tendo completado 75 anos. Atualmente, a empresa está presente em 811 municípios do estado, prestando assistência técnica a aproximadamente 350 mil produtores rurais com foco na agricultura familiar, assentados da reforma agrária, indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. A entidade também executa o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em Minas Gerais e tem diversos programas voltados para jovens, mulheres, turismo rural, sustentabilidade e empreendedorismo no campo.
Mín. 14° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 28°
Tempo nublado