A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta segunda-feira (11), às 19h, a abertura da 2ª Semana Distrital do Hip Hop. A iniciativa do deputado Max Maciel (Psol) celebra o movimento como expressão cultural das periferias do DF. Com entrada gratuita, o evento, que vai até 14 de novembro, oferece uma programação diversificada com oficinas de breaking, grafite, apresentações musicais, além de palestras sobre gestão de carreiras artísticas e uma audiência pública para debater o combate à criminalização das batalhas de rimas.
A abertura da semana inclui, ainda, a inauguração da exposição “PESO – Caminhos do Rap do DF”, no foyer do plenário, que apresenta o panorama histórico e a importância do rap na construção da identidade do DF. Disponível até 22 de novembro, a mostra conta com quase 90 obras, entre fotografias, vídeos e documentos, que retratam diferentes momentos que marcaram o movimento artístico na cidade.
Segundo o parlamentar, a semana é uma oportunidade para reconhecer e valorizar o hip hop não apenas como expressão artística, mas como elemento fundamental da cultura e da economia do DF. “Depois de 50 anos de um segmento criminalizado, que não era reconhecido na agenda da política pública de forma eficiente e eficaz, estamos lutando para que ele esteja cada vez mais presente nos arranjos produtivos da economia criativa, da educação, da ciência e tecnologia”, enfatiza Maciel.
Desde 2023, o hip hop é considerado patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal pela Lei 7.274, de autoria de Maciel. A legislação também instituiu no calendário oficial da CLDF a Semana Distrital do Hip Hop, a ser celebrada anualmente no mês de novembro, remetendo ao Dia Mundial do Hip Hop, comemorado no dia 12 de novembro.
Seguindo a programação, na quarta-feira (13), às 19h, acontece uma audiência pública para debater o combate à criminalização das batalhas de rima. O encontro reúne representantes da Secretaria de Cultura, da Secretaria de Estado de Governo e do movimento para discutir a liberdade de expressão artística e o direito à cultura na cidade.
Max Maciel reforça que os duelos são importantes para fortalecer a comunidade local, principalmente jovem, do DF e para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. “As batalhas de rima e de slam são momentos de lazer, nos quais a juventude, principalmente negra e periférica, se encontra em espaços públicos de forma pacífica para realizar entre si a disputa de rimas e poesias”, destaca o distrital.
A programação da 2ª Semana Distrital do Hip Hop pode ser acompanhada pela TV Câmara Distrital e pelo canal da CLDF no YouTube.
Mín. 16° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 25°
ChuvaMín. 17° Máx. 24°
Chuva