O Governo de Minas anunciou, nesta quinta-feira (24/7), a destinação de R$ 150 milhões em recursos para a construção da ponte sobre o Rio São Francisco entre as cidades de Manga e Matias Cardoso. A obra é mais um importante avanço para a região Norte do estado e faz parte do Provias, o maior programa de infraestrutura da última década em Minas.
O anúncio foi oficializado durante eventos realizados nas cidades de Matias Cardoso e Manga, com a presença do vice-governador Professor Mateus, acompanhado pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) , Rodrigo Tavares. Participaram também da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Tadeu Martins, e o deputado estadual Arlen Santiago.
“Estou aqui para a gente poder confirmar e reafirmar um compromisso do governador Romeu Zema que, agora, está se transformando em realidade. Nós terminamos o projeto da ponte e, se tudo seguir como o previsto, ainda neste ano teremos a licitação da obra. É uma intervenção que muda muito a cara desse pedaço de Minas para que ele deixe de ser um canto do estado. Ao construir a ponte, a gente não só dá, obviamente, mais velocidade para as pessoas que precisam transitar de um lado para o outro, mas trazemos também condições para criar um corredor de escoamento, mudando a condição da produção local, gerando renda e emprego”, ressaltou Professor Mateus.
O vice-governador destacou ainda o trabalho em parceria com os prefeitos e os deputados da região. “Essa obra só está se viabilizando graças à presença contínua dos nossos deputados na base. Porque, se não forem deputados que estão na ponta para dizer para a gente onde é que o investimento faz diferença, nós não conseguimos priorizar a obra certa. Assim como é importante também contar com prefeitos que são comprometidos em fazer com que as cidades sejam bem administradas. Isso nos traz segurança de que o investimento vai ser feito no lugar certo”, afirmou.
Segundo o DER-MG, a licitação para a escolha da empresa responsável pela construção deve ser publicada até o final deste ano ou início de 2025. “Agora, nós vamos soltar o edital de licitação em dezembro deste ano. Mas, antes, vamos fazer um bom orçamento para que gente possa ter a contratação de uma empresa de qualidade que entre e entregue essa obra. Contudo, a expectativa é de que em março do ano que vem, a gente consiga dar a ordem de início e comece essa obra que vai revolucionar a região de Manga e Matias Cardoso, fazendo daqui um vetor de desenvolvimento importante para o Estado”, explicou o diretor do DER, Rodrigo Tavares.
Integração
A nova ponte, que ligará Manga à Matias Cardoso, será um marco na integração regional. Com 1.160 metros de extensão e variante de três quilômetros, promovendo a integração regional. A obra também facilitará o deslocamento de trabalhadores e estudantes, além de impulsionar o escoamento da produção agropecuária e do Projeto Jaíba, gerando emprego e renda aos moradores locais e melhorando significativamente a qualidade de vida da população.
O motorista de caminhão Aislan Caíque, que trabalha na região há 15 anos, contou sobre as dificuldades de transitar na região. “Essa ponte vai melhorar demais nossa vida. Eu moro em Matias Cardoso e trabalho em uma empresa de Manga. Então tenho que ficar passando de um lado para o outro com carga de cimento. Isso tira, pelos menos, umas duas horas de serviço do meu dia. Quando um caminhão de combustível tem que atravessar, aí piora, pois ele tem que ir sozinho na balsa e isso atrasa ainda mais”, explicou.
A nova infraestrutura também permitirá melhor acesso do Oeste de Minas, Chapada Gaúcha, Sul da Bahia e BR-135 ao extremo Norte do estado, beneficiando especialmente as populações ribeirinhas.
Impacto econômico
A construção da ponte representa um avanço significativo para a economia local. Ao melhorar as condições de transporte e acesso, a obra contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, promovendo o crescimento de setores vitais como a agropecuária e o comércio.
Os recursos destinados a essa intervenção são provenientes do Acordo Judicial de Reparação dos danos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho. Esses recursos visam reparar os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes do desastre que afetou diversas áreas do estado.
Com o anúncio de hoje, o governo de Minas Gerais reafirma seu compromisso com a melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento sustentável, trazendo benefícios concretos para os cidadãos e fortalecendo a economia regional.
Manga
Ainda nesta quinta, o vice-governador participou de um encontro promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manga, que reuniu empresários, produtores rurais e representantes da Faemg e da Aspronorte para discutir o desenvolvimento da agricultura irrigada sustentável. Durante o evento, foi anunciada a promulgação da lei 754/2015, que institui a política estadual de agricultura irrigada sustentável.
A nova legislação permitirá que a infraestrutura de irrigação seja considerada de utilidade pública, facilitando a ampliação das áreas irrigadas em regiões como Alto Paranaíba, Noroeste e Triângulo Mineiro. Entre os benefícios da medida estão a possibilidade de até três safras em uma mesma área e a emissão de outorga coletiva para os produtores. Além disso, foram anunciados recursos para a construção da ponte sobre o Rio São Francisco em Manga.
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