O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou, nesta semana, o Plano de Entregas elaborado pelos gestores estaduais que participam do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). O Plano conta com três a cinco objetivos para serem implementados ao longo do ano de 2024, que contemplem entregas mais eficazes e que gerem resultados e benefícios diretos para a população.
O anúncio da assinatura e formalização dos Planos de Entregas foi feito durante o segundo Encontro de Rede do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, realizado nesta sexta-feira (12/7). O PDL é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , por meio do programa Transforma Minas, em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) .
Por meio de um vídeo, o governador participou do evento e ressaltou a importância do Plano de Entregas e do aperfeiçoamento de lideranças no setor público.
“O planejamento garante o alinhamento das entregas de cada gestor com as estratégias prioritárias de Governo, visando fornecer os melhores serviços públicos para os mineiros. Para entregarmos um bom trabalho, precisamos de lideranças engajadas, participativas e responsáveis, comprometidas com a melhoria dos serviços públicos”, destacou o governador.
O PDL tem como objetivo aprimorar as habilidades de gestão e liderança dos gestores e promover o alinhamento estratégico com as demandas da sociedade. O programa também busca desenvolver a capacidade de articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados mais eficientes.
Segundo a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel, para enfrentar os desafios de uma forma cada vez melhor, é necessário capacitar e desenvolver habilidades.
“A construção do Plano de Entrega une, ao mesmo tempo, a competência e a expertise dos gestores, com o desejo de entregar ao cidadão mineiro o melhor serviço público. É essencial o desenvolvimento constante das nossas lideranças para que possamos dar melhores condições e melhores resultados ao nosso trabalho. Hoje, realizamos uma ação formativa focada na inovação, para atualizar os gestores e tornar alguns processos mais ágeis, mais racionais e com entregas melhores”, afirmou Kênnya.
Plano de Entregas
O Plano de Entregas é elaborado durante a participação dos gestores no PDL, que possui um Sistema de Gestão de Desempenho e Desenvolvimento com dois grandes eixos. A ferramenta do Eixo de Desempenho é a criação do Plano, que tem como objetivo acompanhar e mensurar as entregas prioritárias da área de cada gestor.
Integram a construção do plano todos os subsecretários e 55 superintendentes que foram selecionados para participar do PDL, além dos facilitadores que acompanham as lideranças no desenvolvimento de competências.
O plano é construído pela liderança e validado por sua chefia, com propostas de entregas que incorporam os objetivos de projetos estratégicos ou das ações do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). Como o Plano de Entregas é referente ao ano de 2024, as propostas já estão sendo realizadas.
Encontro de Rede do PDL
Como parte da formação do PDL, foi realizado, nesta sexta-feira (12/7), o segundo Encontro de Rede do PDL. O evento buscou desenvolver competências gerenciais dos subsecretários e superintendentes.
Foi realizada uma roda de conversa que contou com a participação do subsecretário de Inovação do Espírito Santo, Davi Amorim Salgueiro, e do diretor Central de Desburocratização da Seplag-MG, Yan Vieira do Carmo. O bate-papo foi intermediado pela assessora de Desenvolvimento de Capacidades em Estratégia e Inovação, Isabela Tolentino.
O encerramento teve palestras sobre “Audiências Públicas na Assembleia Legislativa” para os subsecretários. Já os superintendentes participaram de uma aula prática de ferramentas de automação.
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