Sexta, 29 de Novembro de 2024 02:41
31 98592-5801
Geral Governo

Ouvidoria-Geral do Estado retorna ao Vale do Lítio para atendimento à população local

Quatro novas cidades estão no roteiro da OGE/MG; visita à região será marcada por ação inédita em Teófilo Otoni

12/06/2024 10h51
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
OGE-MG / Divulgação
OGE-MG / Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (17/6), a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) volta a visitar as cidades do Vale do Lítio, projeto econômico-social do Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) , que tem como objetivo desenvolver os municípios do Nordeste e Norte de Minas a partir da cadeia produtiva do lítio.

Equipe da OGE/MG estará nas ruas para ouvir, de forma presencial, os moradores das cidades de Teófilo Otoni (17/6), Turmalina (19/6), Capelinha (20/6) e Malacacheta (21/6).

Além de dar voz ao cidadão mineiro, a nova incursão da OGE/MG pelo Vale da Esperança também será marcada por uma ação inédita.

Em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG) e a Controladoria-Geral do Município Teófilo Otoni, será realizado, no dia 18/6, o 1º Encontro Regional de Controle Interno dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no Expominas de Teófilo Otoni.

Prefeitos, gestores, controladores, ouvidores e servidores - municipais e estaduais - estão convidados a participar de uma verdadeira imersão em prol do fortalecimento da rede de Controle Interno da região dos Vales.

O dia será marcado por palestras e oficinas que vão promover a cultura da inovação, da ética e da transparência, bem como vão favorecer o compartilhamento de boas práticas de governança e gestão pública entre os municípios vizinhos.

As inscrições podem ser feitas neste link .

Continuidade do trabalho

Assim como aconteceu no final de maio, quando as cidades de Rubelita, Coronel Murta, Araçuaí e Virgem da Lapa foram visitadas, nesta nova viagem ao Vale do Lítio a OGE/MG vai oferecer atendimento presencial aos cidadãos, esclarecer as dúvidas e registrar as manifestações da população - elogios, reclamações, denúncias, solicitações ou sugestões - sobre os serviços públicos estaduais por meio do projeto Ouvidoria Móvel.

Seguindo o cronograma de ações do programa A Voz dos Mineiros, a OGE/MG também vai apoiar as prefeituras na criação ou aperfeiçoamento de canais de ouvidorias públicas municipais, por meio de consultorias especializadas, com etapas como a capacitação, diagnóstico e proposta de implementação.

Vale do Lítio

Após um ano em que foi apresentado oficialmente para o mundo, o projeto Vale do Lítio já colhe frutos e provas da transformação na vida dos mineiros dos municípios que abrigam a maior reserva nacional do mineral.

São mais de 10 mil empregos diretos e indiretos gerados, aumento da renda para a população local, investimentos que ultrapassam os R$ 5,5 bilhões, com previsão de que até 2030 o montante se amplie para R$ 20 a R$ 30 bilhões, além de melhorias em infraestrutura, como o avanço das obras em rodovias, o que beneficia direta e indiretamente milhares de pessoas na região.

O mineral é utilizado em diversas aplicações, sendo a mais comum a fabricação de baterias de longa duração, que equipam veículos elétricos e aparelhos eletroeletrônicos. Por isso, será um item bastante demandado nos próximos anos pela indústria.

Ouvidoria Móvel

O objetivo é levar atendimento presencial ao cidadão em pontos estratégicos das cidades visitadas, como em praças públicas e eventos com grande fluxo de pessoas, com o ônibus caracterizado da OGE/MG, em estandes montados ou de forma itinerante, para esclarecer dúvidas e divulgar os canais de atendimento para recebimento de manifestações.

A iniciativa aproxima o Governo de Minas dos cidadãos, dando voz para que eles fiscalizem a gestão pública estadual. Além da segunda viagem especial ao Vale do Lítio, o projeto Ouvidoria Móvel da OGE/MG já realizou 19 ações até o momento em 2024, por cidades do interior e diversos pontos de Belo Horizonte.

Canais de atendimento

Os cidadãos também podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento da OGE/MG:

- Bel, assistente virtual da OGE/MG - (31) 3915-2022 (Whatsapp)

- Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

- Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)

- Telefones: 162, Disque - Ouvidoria e 136, Disque - Saúde

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.