Quarta, 27 de Novembro de 2024 20:45
31 98592-5801
Senado Federal Senado Federal

Chico Rodrigues defende política nacional contra catástrofes

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (7), o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) voltou a se solidarizar com as vítimas das enchentes no Rio...

07/05/2024 20h04
Por: Redação Fonte: Agência Senado
 - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
- Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (7), o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) voltou a se solidarizar com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O parlamentar enfatizou os prejuízos acumulados desde o início das chuvas, que assolaram todo o estado. Ele destacou a necessidade de implementação de medidas coordenadas para enfrentar os desafios climáticos, incluindo investimentos em planejamento, infraestrutura e tecnologia. O senador defendeu a criação de uma política nacional capaz de lidar efetivamente com as catástrofes no Brasil, a exemplo de países como Estados Unidos e Japão.

— Esses mecanismos permitem decisões ágeis e emissão de alertas antecipados. Precisamos de uma política nacional capaz de lidar com essas catástrofes, sempre se tornando recorrentes. É necessário criar um planejamento e integrar, de forma colaborativa, centros de meteorologia, defesa civil, veículos de comunicação e forças de segurança pública, além de uma rede de apoio entre os estados da Federação, para que possam atuar de forma ordenada e coordenada no tempo preciso — disse.

Chico Rodrigues elogiou as medidas “extraordinárias” adotadas pelo governo federal para socorrer as vítimas, com liberação de emendas parlamentares no valor de R$1,3 bilhão. Ele também lembrou que foi anunciada a abertura de prazo para que os parlamentares gaúchos possam remanejar mais de R$ 400 milhões para socorrer o Rio Grande do Sul e fez um apelo aos colegas senadores para destinarem também parte de suas emendas para ajudar na reconstrução do estado.

— Que a solidariedade e a resiliência do povo gaúcho nos guiem neste caminho árduo, mas necessário, e que toda a população brasileira esteja atenta para que possamos socorrer, de uma forma direta ou indireta, essa situação de crise profunda — concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.