Quinta, 28 de Novembro de 2024 07:59
31 98592-5801
Senado Federal Senado Federal

Zequinha Marinho destaca Plano Nacional de Ferrovias, lançado pelo governo

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) destacou, em pronunciamento na quarta-feira (17), a importância no Plano Nacional de Ferrovias, anunciado p...

18/04/2024 11h19
Por: Redação Fonte: Agência Senado
 - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
- Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) destacou, em pronunciamento na quarta-feira (17), a importância no Plano Nacional de Ferrovias, anunciado pelo governo federal na sexta-feira (12). Segundo o parlamentar, o projeto será lançado ainda neste semestre, com investimentos previstos de R$ 20 bilhões.

Zequinha afirmou que, no Pará, estão sendo pleiteadas a ferrovia Fepasa, que vai de Santana do Araguaia a Barcarena; o ramal ferroviário Norte-Sul, que sai de Açailândia, no Maranhão, ao porto de Vila do Conde; e a ferrovia Ferrogrão, que conecta o município mato-grossense de Sinop ao Porto de Miritituba, no município de Itaituba, no Pará.

— É importante levar em consideração alguns movimentos que estão acontecendo neste momento. De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, os recursos virão, principalmente, das renegociações com as operadoras ferroviárias Vale, Rumo e MRS pelas renovações antecipadas firmadas pelas empresas no governo passado. Ainda, a ideia é que cerca de R$ 20 bilhões públicos entrem como aportes em concessões patrocinadas. Dessa forma, no leilão, os interessados oferecem desconto sobre o aporte público, o que pode, na verdade, reduzir o valor do cheque do governo.

Mas o senador se disse preocupado em relação a uma possível mobilização coordenada por organizações não governamentais (ONGs) para atrasar a construção da Ferrogão. Segundo Zequinha, a ferrovia é um importante passo para a descarbonização da matriz de transportes brasileira, além de representar um enorme avanço para a infraestrutura.

— Se a gente for levar em consideração aquilo que a matriz rodoviária gasta emitindo CO2,a ferrovia traz uma vantagem comparativa enorme: a economia é de cerca de 77% a 78% de emissões a menos. [...] A Ferrogrão é a maior obra de infraestrutura e de mobilidade do Centro-Oeste e do Norte do Brasil, potencializa o Arco Norte — portos, rodovias, ferrovias — e vai baratear o custo do transporte da nossa produção, assim como da grande produção de Mato Grosso, que precisa chegar à Europa, à Ásia, aos Estados Unidos e a qualquer lugar do mundo bem mais barato, para poder concorrer lá fora com aqueles que também são nossos adversários nesse contexto comercial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.