Terça, 30 de Abril de 2024 14:33
31 98592-5801
Senado Federal Senado Federal

Izalci diz que diretrizes do TSE para eleições municipais são autoritárias

O senador Izalci Lucas (PL-DF) criticou, em pronunciamento na terça-feira (16), as diretrizes apresentadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) p...

17/04/2024 09h39
Por: Redação Fonte: Agência Senado
 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
- Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Izalci Lucas (PL-DF) criticou, em pronunciamento na terça-feira (16), as diretrizes apresentadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais deste ano. Para o parlamentar, o TSE “usa a desculpa da desinformação para trazer autoritarismo”.

— Essa suposta cruzada contra as fake news se revela, à luz mais crítica, como uma licença perigosamente ampla para a censura, abrindo precedentes para interpretações tão elásticas do que é considerado discurso impróprio ou falso que praticamente qualquer expressão poderia ser enquadrada e silenciada sob tais critérios por um tribunal que legisla e tem a pachorra de delegar aos provedores de aplicativos a tarefa de policiar e cercear o discurso público — afirmou Izalci.

Para o senador, as diretrizes representam "uma manobra sinistra", pois demarcam "os territórios da censura" com termos de "discurso de ódio" e "atos antidemocráticos", sem definições concretas e objetivas. O senador afirmou que as diretrizes avançam muito além dos limites razoáveis da jurisdição do tribunal, tocando em pontos que a seu ver deveriam ser de livre trânsito para o debate e subvertendo o princípio da liberdade de expressão.

— Ao agir dessa forma, o TSE, em sua desmesurada arrogância, se autoproclama uma espécie de entidade suprema e se coloca acima das próprias leis, que deveria defender e respeitar. Com essa manobra, não só desrespeita a estrutura geral vigente, como também lança um desafio temerário às bases da democracia, insinuando que suas decisões são imunes às regras e aos processos democráticos estabelecidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 13h06
29°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 31°

29° Sensação
4.12 km/h Vento
43% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/05)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (02/05)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo