Terça, 30 de Abril de 2024 03:10
31 98592-5801
Senado Federal Senado Federal

Humberto Costa comemora fábrica da Hemobrás e critica comércio de sangue

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (16), o senador Humberto Costa (PT-PE) elogiou a iniciativa do governo federal com a inauguração da...

16/04/2024 19h35
Por: Redação Fonte: Agência Senado
 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
- Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (16), o senador Humberto Costa (PT-PE) elogiou a iniciativa do governo federal com a inauguração da nova fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), que produzirá medicamentos utilizando biotecnologia.

A unidade está localizada no município de Goiana, do estado de Pernambuco. O senador destacou que o investimento é de R$ 1,2 bilhão, o maior aporte de recursos destinados à área da saúde no Nordeste. Ele destacou o impacto positivo e a importância estratégica da iniciativa para a saúde pública nacional, que pode tornar o Brasil uma das referências mundiais em biotecnologia.

— Essa nova fábrica está em fase de qualificação de equipamentos e processos e estará em pleno funcionamento, produzindo o Hemo-8r [medicamento usado no tratamento da hemofilia] 100% nacional, até o final do ano que vem. A capacidade produtiva da planta será de 1,2 bilhão de unidades internacionais por ano, suficiente para atender 100% da demanda do Sistema Único de Saúde [SUS]. Somente cinco países detêm a tecnologia que o Brasil agora terá. Vai produzir imunoglobulina, albumina, tecnologias e bases de conhecimento para outros produtos e também para exportar a outros países — disse.

No mesmo discurso, o senador voltou a questionar a Proposta de Emenda à Constituição ( PEC) 10/2022 , que permite a comercialização de sangue e seus derivados. Humberto alertou sobre “o interesse econômico por trás da proposta” e o impacto direto na atuação das empresas que hoje pressionam o governo a comprar medicamentos mais caros.

— Precisamos reforçar a própria soberania nacional, em vez de entregá-la, por meio de uma nefasta emenda à Constituição, às mãos de empresas privadas, que vão espoliar a saúde dos brasileiros até a última gota de sangue para levar o nosso plasma para o exterior e devolver somente parte dele a um custo exorbitante (...). É por essa razão que eu não vou descansar, nem um dia, enquanto essa PEC 10 não for jogada no lixo, que é o lugar onde ela deve efetivamente estar — concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 01h06
25°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 31°

25° Sensação
3.09 km/h Vento
71% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/05)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (02/05)

Mín. 21° Máx. 31°

Tempo limpo