O senador Esperidião Amin (PP-SC) chamou a atenção, em pronunciamento nesta terça-feira (16), para as fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde sábado (13). O parlamentar afirmou que uma das consequências mais graves foi o desmoronamento de uma parte da encosta do Morro dos Cavalos, por onde passa a BR-101. Segundo o senador, a rodovia é utilizada para o tráfego do Mercosul, sem nenhuma rota alternativa disponível.
— Nós estamos convivendo com uma situação anormal em matéria de concessão. Para deslocar a praça de pedágio, que se localizava em Palhoça, que fica ao norte do Morro dos Cavalos [...], o extremo dessa concessão foi deslocado para cerca de 22 quilômetros além, no quilômetro 242, em vez do quilômetro 220 da mesma BR-101, na divisa entre Palhoça e Paulo Lopes. E existe o processo de homologação de uma terra indígena no Morro dos Cavalos, homologação que não aconteceu ainda. É uma área controversa: inicialmente se falava em 12 hectares, agora se fala em 1,2 mil hectares ou mais. O governo, inclusive, já adquiriu uma área, porque não houve homologação, ou seja, há um impasse desde 2013.
Esperidião Amin afirmou que, para respeitar a provável terra indígena, seria preciso construir dois túneis de 1,3 mil metros cada um. O senador ressaltou que a falta de uma solução definitiva sobre o local está causando muitos transtornos, com o trânsito fechado desde a noite de sábado e mais de 15 mil caminhoneiros “deixados ao relento”. Ele pediu ao ministro dos Transportes, Renan Filho, para que, em visita a Santa Catarina, discuta com o governo estadual, com a bancada federal e com a população soluções que possam melhorar a infraestrutura do estado.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuva