Foto: Divulgação
Neste domingo (29), a Defensoria Pública do Estado (DPESC) levará 100 crianças e adolescentes da rede de ensino público para assistirem ao Jogo do Avaí e Barra FC, na Ressacada, pela 8ª rodada da Copa Santa Catarina, às 15h. A ação faz parte do projeto “Defensoria nos Estádios” em uma parceria com os dois clubes para promover a inclusão de jovens por meio do esporte e da cultura.
Para este jogo, serão levados alunas e alunos moradores da Vila Aparecida que participam das atividades socioeducativas do Bairro Educador. O grupo irá formar uma grande torcida pela inclusão e boa convivência direto da arquibancada do Setor A. Parte das crianças terá uma experiência ainda mais especial entrando em campo com os jogadores dos dois times.
A ideia, segundo o defensor público Tauser Ximenes Farias, é garantir o direito desses estudantes à convivência em sociedade fora da comunidade onde residem. “Para a maioria deles, esta será a primeira vez que entram num estádio, uma oportunidade de proporcionar um ambiente de lazer e incentivar a prática de esportes”, explica.
Além da participação em dias de jogos, os dois clubes de futebol têm realizado junto com a DPESC visitas guiadas nos seus estádios e Centros de Treinamento (CT), onde conhecem os jogadores, treinadores e toda a rotina dos atletas. O Barra Futebol Clube foi o primeiro a aderir ao projeto em março deste ano, recebendo turmas de escolas públicas e também atendidas por ONGs em comunidades de Balneário Camboriú.
O treinador do Sub-17 do Barra F.C., Renan Brito Soares, sabe da importância do esporte desde cedo. O ex-goleiro do Internacional começou a carreira nas categorias de base do time gaúcho e foi campeão do Mundial sub-15 da Seleção Brasileira. “O esporte é uma grande ferramenta de educação de valores. Estamos nos aproximando cada vez mais das comunidades que acabam virando torcedoras do clube também, despertando o interesse em estar em um ambiente saudável”, conta.
Em Florianópolis, o Avaí firmou a parceria com a Defensoria Pública a partir de setembro, aumentando a corrente da inclusão. Uma forma, segundo o coordenador social do clube, Felipe Schaitel, de demonstrar que o estádio não é apenas um lugar só de futebol, mas de saúde, de encontro e socialização.
Mesma visão têm o ídolo do Avaí, Marquinhos Santos, e o técnico Eduardo Barroca que proporcionaram a alegria da garotada com muitas fotos e autógrafos, em uma das visitas ao Estádio.
“É sempre uma festa ter esse contato e dar atenção às crianças. Lembro da minha infância, quando morava em Biguaçu, e não tinha como visitar o estádio. Então, é muito benéfico fazer esse trabalho junto ao esporte, incentivando a educação e ensinando valores para a vida”, afirmou Marquinhos, que iniciou a carreira nas categorias de base do Avaí.
Serviço do jogo
Avaí x Barra F.C.(8ª rodada da Copa SC 2023)
Domingo (29), às 15h
Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 21°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 23°
Parcialmente nublado