Por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em todo o estado, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família tem fortalecido ações da campanha Setembro Amarelo que é o mês de prevenção ao suicídio. Os equipamentos são um local de acolhimento e muitas vezes a porta de entrada de usuários onde são reconhecidos os primeiros sinais de que uma pessoa precisa de ajuda.
A gerente de Proteção Social Básica, Jaqueline Muller, ressalta que os Cras têm o importante papel de oferecer uma escuta qualificada dos usuários e de suas famílias sem qualquer tipo de julgamento. “Nessa escuta buscamos os sinais daquilo que não é dito, porque muitas vezes as pessoas não dizem com palavras, mas estamos atentos aos sinais”, disse.
A escuta é feita por meio das visitas domiciliares e do trabalho no Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos. “Observamos por exemplo, o comportamento das crianças, se ela está muito calada, muito introvertida, às vezes pode estar escondendo algum problema e a gente tem que dar atenção. Da mesma forma aquele que fala muito, que é muito nervoso, que briga muito”, completa Jaqueline.
Jaqueline comenta que o índice de suicídios é alto em Santa Catarina e no mês de setembro o tema é trabalho de forma mais intensa. “Trabalhamos muito no Serviço de Convivência a questão da orientação e informação levando aos usuários os possíveis sinais. Quando percebemos algo errado encaminhamos para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), para avaliação psicológica e depois para acompanhamento psicoterapêutico, caso o município possua, ou se não tiver para atendimento em unidades básicas de Saúde”, explica.
A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que todo o trabalho da Assistência ajuda a prevenir o suicídio. “Promovemos esse resgate de vínculos familiares, combate a solidão e fazemos o acolhimento que é tão importante no momento que a pessoa está numa situação de vulnerabilidade, para que ela não tome a decisão de tirar a própria vida”, finaliza.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Braço do Norte
(48) 3664-0916
Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Tempo limpo