Quarta, 27 de Novembro de 2024 22:33
31 98592-5801
Saúde Saúde

Sesa empossou novos estatutários nessa terça-feira (20); Categoria atual inclui médicos e técnicos de enfermagem

Técnicos de enfermagem são empossados em cerimônia na Secretaria da Saúde do Ceará O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (S...

21/06/2023 11h05
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Técnicos de enfermagem são empossados em cerimônia na Secretaria da Saúde do Ceará

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), empossou 110 novos estatutários, entre médicos e técnicos de enfermagem, nessa terça-feira (20). O atendimento está sendo feito na Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nos auditórios do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) e Waldir Arcoverde, por ordem de chegada, com utilização de senhas. Ao todo, mais de 460 pessoas devem comparecer até sexta-feira (23).

A técnica de enfermagem, Samara Mesquita, foi uma das primeiras a chegar na cerimônia. “Eu estou muito feliz e grata por ter sido aprovada em um concurso no meu Estado. Eu sou de Russas, no interior do Ceará. Agora, depois de passar por todos os trâmites necessários e, finalmente, ser empossada, minha intenção é só agregar no serviço público”, disse.

Os concursados precisam trazer os documentos de escolaridade e formação para conferência dos originais. Os empossados estarão lotados em 15 postos de trabalho, entre unidades hospitalares, ambulatoriais e no Nível Central da Rede Sesa. Dúvidas sobre o processo devem ser respondidas através do e-mail: concursados.sesa@saude.ce.gov.br.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A técnica de enfermagem Samara Mesquita foi uma das primeiras a chegar na cerimônia

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Aparecida Façanha (Paíta), destaca a importância desse momento. “O nosso sentimento é de muita alegria, porque teremos uma visão melhorada da gestão e prestação dos serviços públicos de saúde. A inserção de novos servidores concursados vai fazer muita diferença”.

Ela reforçou, ainda, que a posse é uma iniciativa de Governo que visa colocar a saúde pública como um direito dos cidadãos. “Para ter uma melhor prestação de serviço, é fundamental ter servidor público. Neste ano, a nossa perspectiva é agregar na força de trabalho da Sesa cerca de 2 mil servidores para fortalecer todo o quadro de servidores”.

Luciana Pinheiro, técnica da Coordenadoria Estratégica de Gestão de Pessoas (Cogep), explica que a cerimônia de posse é um momento de celebração para todos os presentes. “Estamos vendo a recepção de pessoas que conseguiram a aprovação em um concurso público. A partir de hoje, todos nós estaremos juntos em defesa de uma política de saúde de qualidade e do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje é um dia de alegria”.

Sentimento compartilhado pela técnica de enfermagem Islânia Veríssimo, que esteve na manhã desta terça-feira na Sesa. “A cerimônia traz um sentimento de dever cumprido, gratidão e muita felicidade. Aqui, a gente acaba relembrando tudo o que a gente já vinha buscando há bastante tempo, que é passar em um concurso, que não é fácil. Todos nós nos dedicamos muito para isso”, pontua.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ao todo, mais de 460 pessoas devem comparecer até sexta-feira (23)

O evento foi dividido nas seguintes etapas: acolhida dos estatutários, checagem do status da convocação, dos documentos e da escolaridade. Logo em seguida, os concursados assinam o termo de posse e são acolhidos como novos servidores da Secretaria da Saúde do Estado.

O técnico de enfermagem Valdone Arrais conta que o concurso público sempre foi um sonho: “Eu também sou advogado, e atuo nas duas áreas – saúde e direito. O concurso da Sesa é uma oportunidade para que eu não saia do serviço público e ainda tenha mais estabilidade financeira”.

Cronograma de chamamento,clique aqui

Ao todo, dois mil aprovados serão chamados pela Sesa ainda neste ano. Além dos convocados e empossados, as novas vagas estarão distribuídas nos meses de setembro (600) e novembro (800). Os demais serão chamados até 2026, respeitando o período de validade do certame, homologado em 2022. Serão mais 1.000 convocados em 2024, 1.000 em 2025 e 1.311 em 2026.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.