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Educação Jaboatão - PE

Estudantes autistas do Jaboatão participam de projeto digital inovador

O projeto inovador de aprendizado e inclusão para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede municipal de ensino do Jaboatão dos G...

20/06/2023 17h10
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE

O projeto inovador de aprendizado e inclusão para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes passa a ser referência para o mundo. O Aprender Brincando é uma parceria da Prefeitura do Jaboatão com a empresa Eu Consigo Tecnologia Assistiva e a Lego Foundation, que se propõe a utilizar a plataforma eletrônica Livox com objetivo de desenvolver nos alunos a possibilidade de aprender habilidades sociais e acadêmicas de forma lúdica. O projeto foi apresentado durante o Seminário Experiências Exitosas: Aprender Brincando, realizado nesta terça-feira (20), no Cineteatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro. Na ocasião, também teve início a distribuição de 245 tablets para outros estudantes com TEA.
O ponto de partida para a implantação da ferramenta na rede municipal de ensino foi o programa Unir para Incluir da gestão jaboatonense. A partir de uma parceria da Prefeitura do Jaboatão com a empresa Eu Consigo Tecnologia Assistiva, foi despertado o interesse em convidar o município para participar da seleção do projeto Aprender Brincando. Juntas, a empresa e a Prefeitura do Jaboatão, concorreram com propostas de outros países e foi a única contemplada. Inicialmente, foi feita uma seleção entre os alunos com TEA para o projeto-piloto e com resultados alcançados está sendo ampliado.
João Guilherme, de 13 anos, que cursa o 7º ano do Ensino Fundamental, na Escola Vereador Antônio Januário, é um dos 23 estudantes que se destacaram no projeto, com a criação de jogos digitais. O adolescente fala com entusiasmo a respeito das habilidades tecnológicas que vem desenvolvendo com apoio pedagógico da escola. “É muito interessante criar jogos digitais que vão ajudar na comunicação e interação com outras pessoas, isso me encanta muito. Espero que todos possam ter acesso ao projeto Livox e ajudem pessoas autistas e com outras deficiências. Sou muito grato por estar participando desse processo”, contou sorrindo, Guilherme.
Madalena Luíza da Silva, não escondia a felicidade por Guilherme estar rompendo barreiras e ampliando suas habilidades tecnológicas. “Quando meu filho estudava na rede privada, não foi estimulado dessa forma. Ao ser transferido para a escola pública de Jaboatão, teve o apoio dos seus professores, que perceberam o seu potencial. Hoje Guilherme está deslanchando mais ainda nos estudos, com o apoio pedagógico que a Escola Antônio Januário lhe oferece e também do projeto Livox. Só tenho gratidão por essa iniciativa da Prefeitura de Jaboatão”, declarou Madalena.
O prefeito Mano Medeiros ressalta a importância do município ter sido contemplado com um projeto que proporciona mais inclusão. “Essa é mais uma parceria vitoriosa da gestão municipal e isso nos enche de alegria e orgulho. Percebo o brilho no olhar das crianças e da equipe que se dedica a esse projeto da Livox. Através dessa iniciativa, estamos dando mais vez e voz às crianças com TEA, que serão multiplicadoras desse projeto pedagógico, que nasce em Jaboatão e deverá se expandir para outros municípios. Temos o compromisso com a inclusão e recentemente criamos a Superintendência do Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, com objetivo de dar mais atenção a esse público”, disse o prefeito. Mano parabenizou os criadores da plataforma, os parceiros, pais, estudantes, professores, gestores do Atendimento Educacional Especializado e coordenadores Educacionais do Jaboatão.
Criador do aplicativo Livox, Carlos Pereira veio dos Estados Unidos com sua família especialmente para participar do seminário. Ele falou sobre como surgiu a plataforma. “A minha filha, Clarinha, nasceu com paralisia cerebral devido a um erro médico e senti a necessidade de criar um dispositivo para facilitar seu desenvolvimento cognitivo e pedagógico. A princípio, o aplicativo foi utilizado como uma ferramenta de comunicação alternativa com ela. Depois, fomos desenvolvendo o aplicativo com conteúdo lúdico, com jogos e brincadeiras. A empresa Lego apoiou o projeto e hoje estamos desenvolvendo o Livox com estudantes com autismo de Jaboatão. É uma grande satisfação poder ajudar pessoas com deficiência a terem mais assimilação de conteúdos”, disse Carlos Pereira.
A ferramenta Livox permite acesso a conteúdos eletrônicos com atividades motoras, cognitivas e pedagógicas. O soft, inclusive, já recebeu um prêmio internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) dentro da sua categoria. Também participaram do evento o sócio da Livox, Paulo Henrique, e Mike Christian, fundador Someone Else’s Child Foundation, além de representantes de outros municípios interessados em conhecer a plataforma.

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