Um total de 130 professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), sendo 31 assistentes (mestres) e 99 adjuntos (doutores), tomou posse nesta sexta-feira (16), no campus Itaperi, em Fortaleza. A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da titular da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; do reitor da Uece, Hidelbrando Soares; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; além de outras autoridades.
Elmano de Freitas destacou a força e a necessidade de uma melhor educação para que o Ceará siga avançando. “É o conhecimento que vai libertar o nosso povo. Essa é a nossa responsabilidade. Temos que garantir educação com qualidade para o nosso povo se reerguer. A educação pública é com concurso, para termos servidores estáveis e com planos de carreira no Ceará. Fico feliz que aqui temos profissionais que irão garantir qualidade na educação pública para o povo cearense”, disse.
Sandra Monteiro exaltou a conquista dos professores empossados, projetando um impacto futuro na educação cearense. “Quando um momento como o de hoje chega, ele é alegre para todos nós. É sempre algo especial. Tudo isso fortalece não só o que acontece na educação hoje, como também ajuda o trabalho daqueles que virão, assim como nossos antecessores nos auxiliaram. Tudo é possível se houver um esforço, especificamente na educação”, comentou.
Hidelbrando Soares festejou a posse dos novos professores da Universidade. O reitor da instituição ressaltou que o caminho para o desenvolvimento é a educação. “Hoje estamos presenciando uma festa desejada por todos que fazem a Uece. Sei que todo esse processo não é fácil, mas vocês estão aqui por merecimento. Se queremos desenvolver o nosso estado, precisamos combater um verdadeiro ciclo vicioso de desigualdade social. A chave para isso é o investimento na educação, na ciência, na tecnologia, no ensino superior”, pontuou.
A professora Nara Parente, 34, fala com orgulho da trajetória de uma vida na Uece, onde cursou graduação, mestrado e doutorado. Dentro da Universidade desde 2008, quando foi aprovada em Nutrição, ela agora terá o prazer de exercer sua função na instituição que chama de casa. “É um orgulho muito grande. Sou natural de Sobral, mas chamo a Uece de casa. É uma honra agora poder retribuir tudo o que aprendi nesses anos para a formação de muitos outros alunos”, disse a empossada para o cargo de professora adjunta.
Ozielton de Brito, representante dos empossados na cerimônia, observou como a vida acadêmica tem poder de mudar vidas. “A universidade é uma força transformadora de vidas. Eu sou mais um exemplo, como tantos outros que aqui estão. Juntos, seguimos nas lutas por uma sociedade melhor para todos”, ponderou.
Os novos professores foram aprovados a partir do que foi considerado o maior concurso público docente para ensino superior realizado no Brasil, que ocorreu em 2022 e ofertou 365 vagas, sendo 230 para professores assistentes (mestres) e 135 para adjuntos (doutores).
Dos 357 aprovados no concurso, foram convocados e nomeados 162 docentes, constantes no Diário Oficial do Estado de 18 de maio de 2023. A cerimônia de posse teve 130 candidatos empossados. Os demais 32 futuros professores solicitaram extensão de prazo e tomarão posse em outro momento.
As vagas nos editais foram divididas para provimento imediato de cargos nos cursos já existentes da Uece, sendo estes os empossados desta sexta-feira (16). Os professores destinados ao início das atividades dos novos cursos e novos campi em agosto deverão tomar posse em julho.
Mín. 14° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 28°
Tempo nublado