Os encontros ocorrem de forma quinzenal centrado na qualidade de vida do colaborador
Com o tema “Você tem fome de quê?” o projeto de qualidade nutricional promovido pelo setor de Nutrição do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), chegou em sua segunda edição. Criado em 2022, a ação tem como público-alvo os colaboradores da unidade. A iniciativa surgiu com o apoio do Grupo de Trabalho da Humanização (GTH) do HGWA, com participação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).
Com duração de três meses e encontros quinzenais, o projeto foi criado pela necessidade de acompanhar a qualidade da alimentação dos profissionais. De forma voluntária, são abertas inscrições para que os interessados possam participar dos encontros e receber as orientações que vão desde a forma de se alimentar melhor, até a rotulagem de alimentos, os tipos de fome, o ambiente alimentar e o autoconhecimento do corpo.
A nutricionista Rayssa Frota, responsável por ministrar as oficinas, conta que, desde a primeira edição, os participantes passam os feedbacks do conhecimento e acabam gerando interesse de novas pessoas no programa. Ela explica que o foco vai muito além de dietas, buscando auxiliar na procura pela alimentação consciente.
“O nosso objetivo é poder oferecer o engajamento para que os colaboradores possam entender as questões da alimentação, do comportamento alimentar, para que eles mesmos possam tomar decisões assertivas na hora de se alimentar. Vai muito além de incentivar uma dieta, mas um conhecimento sobre os tipos de fome, entre física e emocional, saber quando realmente está saciado, sempre tentando mostrar a percepção para os hábitos saudáveis. É gratificante ouvir dos participantes que eles conseguiram mudar a visão sobre os alimentos”, explica a nutricionista.
A nutricionista Rayssa Frota e a coordenadora de Nutrição do HGWA, Carolina Drummond, com parte da turma
A auxiliar de farmácia Rosemary Pinheiro diz que participar desta segunda turma resultou na perda do medo de se alimentar e na realização de refeições feitas com muito mais segurança.
“O projeto tem esclarecido muitas coisas que durante a alimentação diária a gente não percebe. Eu tenho feito alimentações mais inteligentes, avaliando melhor o que eu estou comendo. Entendi que nós temos que saber a quantidade do que vamos colocar no prato e sempre ler os rótulos. Achava que estava comprando coisas saudáveis e hoje estou conseguindo compreender muitas coisas antes de comprar. Estou aprendendo a me alimentar saudavelmente na porção certa”, conta Rosemary.
A coordenadora de Nutrição do HGWA, Carolina Drummond, adianta que após o encerramento dessa turma, prevista para o fim de junho, um novo grupo deverá ser aberto ainda esse ano. “Queremos continuar desenvolvendo essa ação que tem sido tão positiva. A segunda edição está sendo ainda melhor, pois tivemos a oportunidade de fazer os ajustes necessários observados nos feedbacks da primeira edição, com isso, está sendo possível uma maior imersão dos participantes”, diz.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuva